Passageiros do cruzeiro ‘Artania’ recebidos na Horta com várias atividades

A Diretora Regional do Turismo salientou as ações que têm vindo a ser desenvolvidas no âmbito da receção de navios de cruzeiro, destacando um conjunto de atividades dirigidas aos passageiros do ‘Artania’, que faz hoje escala na Horta.

“Iniciamos esta ação em setembro, em Ponta Delgada, evidenciando que queremos continuar a promover atividades nos principais portos dos Açores que recebem cruzeiros”, afirmou Marlene Damião.

“Queremos receber bem todos aqueles que nos visitam”, acrescentou a Diretora Regional, que falava à margem da receção ao ‘Artania’, adiantando que “esta iniciativa tem como objetivo primordial passar a mensagem de que os Açores são um destino hospitaleiro, que sabem receber e que têm elevadas preocupações ao nível da sustentabilidade”.

A Diretora Regional referiu que a iniciativa incluiu uma prova de produtos regionais, como “forma de incentivar os cruzeiristas à sua aquisição durante a presença na ilha do Faial e, assim, deixarem o seu contributo na economia local”.

Por outro lado, Marlene Damião salientou que ‘Leave your maps here!’ é uma ação que pretende “incentivar as práticas amigas do ambiente com a devolução dos mapas das cidades no momento de regresso ao cruzeiro, mapas que serão repostos no circuito de distribuição ou enviados para a reciclagem, caso seja necessário”.

Marlene Damião destacou ainda a presença de alunos e ex-alunos voluntários do curso de Turismo da Escola Profissional da Horta, que colaboraram na “orientação dos passageiros na cidade da Horta”, permitindo que “mais facilmente” encontrassem os pontos de interesse turístico e comércio que pretendam visitar.

“Os alunos e ex-alunos voluntários estão vestidos com polos que os identificam facilmente nos diversos pontos da cidade com a mensagem ‘Ask Me’”, referiu.

Perto da hora do embarque dos cruzeiristas, está previsto um momento de animação cultural com a atuação do Grupo Folclórico e Etnográfico de Pedro Miguel, bem como a distribuição de miniaturas de fofas, um doce típico do Faial.

O Parque Natural do Faial, através do Jardim Botânico, é um dos parceiros da iniciativa através da disponibilização de plantas endémicas expostas na Gare Marítima da Horta, sendo uma forma de dar a conhecer as peculiaridades do património ambiental da ilha.

“Este evento reveste-se de interesse para o turismo pela oportunidade de divulgação do destino Açores nos mercados externos, para além da sua componente de animação turística e dinamização da economia”, sublinhou Marlene Damião.