A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores aprovou, por unanimidade, um voto de congratulação à Quinta do Martelo – Centro Etnográfico e Gastronómico, pela atribuição, pelo 14º ano consecutivo o galardão “Green Key”.
O voto, proposto pela bancada do Partido Socialista, destaca os principais elementos que caraterizam a Quinta do Martelo, pioneira no turismo rural e de natureza no arquipélago, fatores essenciais para ser candidato à atribuição do prémio Green Key.
“A atribuição do Galardão à Quinta do Martelo pelo 14º ano consecutivo, a juntar a muitos outros reconhecimentos regionais, nacionais e internacionais que lhe têm sido atribuídos desde que abriu portas há trinta anos, é uma confirmação da inegável qualidade que imprime ao turismo rural, servindo para afirmar os Açores no panorama internacional, sobretudo na atual situação resultante da pandemia da COVD19”, pode ler-se no texto do voto de congratulação.
De igual modo é referido no documento que “a Quinta do Martelo repõe o ambiente rural genuíno, desde as construções, até à gastronomia, meio envolvente usos e costumes, servindo para observar e experimentar toda a evolução da cultura gastronómica, etnográfica e civilizacional dos Açores ao longo dos séculos”.
O programa Green Key é da responsabilidade da “Foundation for EnvironmentalEducation” e tem como objetivo consciencializar para a adoção de práticas e comportamentos sustentáveis entre os decisores e participantes, através da educação ambiental para a sustentabilidade, reduzir o impacto ambiental das atividades, promover a redução e eficiência dos recursos naturais, entre outros aspetos.
Gilberto Vieira, proprietário e fundador da Quinta do Martelo, diz-se honrado com este voto de congratulação oriundo do primeiro órgão de governo próprio da Região, salientando que “é muito bom e compensador ver reconhecido deste modo todo um trabalho empenhado e honesto feito na Quinta do Martelo ao longo de três décadas”.
O empreendedor manifesta o seu reconhecimento “à bancada do partido socialista, que apresentou o voto”, bem como a “todas as outras bancadas que se associaram unanimemente à iniciativa, com os seus votos a favor”.