Pub

O PAN – Partido Pessoas Animais Natureza promete fazer o possível, na Assembleia Regional dos Açores, para ajudar a resolver a situação dos chamados “lesados do Bónus César”. Trata-se de um grupo de 150 enfermeiros que não recebeu esse bónus e viram os colegas mais novos ultrapassá-los em termos de escalão remuneratório.

Esta é uma das principais conclusões do encontro ocorrido hoje, na Assembleia Regional dos Açores, e que sentou à mesa o coordenador regional do Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor) nos Açores, Marco Medeiros, e o deputado do PAN no Parlamento açoriano, Pedro Neves. Este encontro faz parte de uma ronda de reuniões solicitadas pelo Sindepor aos vários partidos com assento parlamentar com o objetivo de solucionar os problemas que a enfermagem enfrenta no arquipélago.

Outro dos temas abordados foi a alteração da carreira de enfermagem, em 2019, que afetou os enfermeiros especialistas e gestores, mas sem que estes beneficiassem de qualquer acréscimo remuneratório. Pedro Neves considera que também este assunto deve ser levado à Assembleia Regional dos Açores, uma vez que, apesar de se tratar de uma lei emanada pela Assembleia da República, aquela possui autonomia suficiente para mitigar a injustiça de que são alvo estes profissionais no arquipélago.

Na reunião, Marco Medeiros abordou também os baixos salários praticados nas unidades da Santa Casa da Misericórdia e em IPSS’s. Para o sindicalista, as remunerações que aí são pagas provocam uma grande rotatividade de enfermeiros, o que faz perigar a qualidade dos cuidados de enfermagem prestados. Por outro lado, Marco Medeiros defende que estas instituições devem ser espaços de vida saudável e não meros depósitos de idosos.

O representante do Sindepor defendeu ainda uma redução da idade de reforma dos enfermeiros, uma vez que, a partir dos 60 anos, por exemplo, os colegas têm dificuldade em prestar os cuidados de enfermagem mais exigentes. Para Marco Medeiros deveria também verificar-se uma redução do horário de trabalho semanal a partir de determinada idade.

Pub