Pub
Inicio Dossiês Açores/Eleições PAN diz ter “bastantes reservas” quanto ao novo secretário da Agricultura

PAN diz ter “bastantes reservas” quanto ao novo secretário da Agricultura

Pub

O deputado do PAN no parlamento dos Açores, Pedro Neves, declarou hoje ter “bastantes reservas” quanto ao trabalho do novo secretário regional com a tutela da Agricultura, António Ventura, prometendo “pulso firme” sobre esta matéria.

“Estamos a falar de um ex-deputado da Assembleia da República, que quis também ser deputado regional, não gostou da ideia, voltou à República, e agora é secretário”, declarou Pedro Neves, falando aos jornalistas após a tomada de posse do XIII Governo dos Açores, numa sessão tida esta tarde na cidade da Horta.

E prosseguiu: “Vamos ter pulso firme relativamente a esta secretaria, que é bastante importante para o PAN”.

O partido valoriza todavia a criação, por parte do novo executivo formado por PSD, CDS e PPM, da Secretaria do Ambiente e Alterações Climáticas.

O novo Governo Regional dos Açores tomou hoje posse perante a Assembleia Legislativa da região, na cidade da Horta.

A cerimónia arrancou cerca das 15:00 locais (16:00 em Lisboa) e teve como convidados, entre outros, o antigo presidente do Governo Regional Mota Amaral e o chefe do executivo cessante, Vasco Cordeiro.

Na semana passada tomaram já posse os novos 57 deputados eleitos nas eleições regionais de 25 de outubro, tendo também sido eleito o novo presidente da Assembleia Legislativa, o social-democrata Luís Garcia, da ilha do Faial.

Com a entrada em funções, o novo executivo tem agora 10 dias para entregar à Assembleia Legislativa o programa de Governo.

O PS venceu as eleições legislativas regionais, no dia 25 de outubro, mas perdeu a maioria absoluta que detinha há 20 anos, elegendo 25 deputados.

PSD, CDS-PP e PPM, que juntos representam 26 deputados, assinaram um acordo de governação. A coligação assinou ainda um acordo de incidência parlamentar com o Chega e o PSD um acordo de incidência parlamentar com o Iniciativa Liberal (IL).