Pub

O Secretário Regional da Saúde e Desporto entregou na ilha do Pico, novos equipamentos de salvamento e desencarceramento aos corpos de bombeiros de São Roque, Lajes e Madalena. 

Foi no final de uma visita que Clélio Meneses efetuou esta terça-feira às três corporações de bombeiros existentes nos três concelhos da ilha, e durante uma breve cerimónia realizada na Sede da Associação Humanitária de Bombeiros da Madalena.

Segundo Clélio Meneses, estes equipamentos “permitirão aos bombeiros intervir de uma forma mais célere e segura no socorro à população, em caso de acidentes rodoviários ou noutras situações, como, por exemplo, no colapso de estruturas”.

Além do equipamento entregue a estes corpos de bombeiros, foram igualmente divididos conjuntos de equipamentos semelhantes por mais oito corpos de bombeiros dos Açores, nomeadamente por Santa Maria, Vila Franca do Campo, Nordeste, Angra do Heroísmo, Graciosa, Velas, Calheta e Santa Cruz das Flores. O investimento total atingiu os 190 mil euros 

Pub

O Secretário Regional releva que o material adquirido “exige menor custo de manutenção e tem maior versatilidade”, salientando que os equipamentos foram distribuídos consoante as necessidades dos vários corpos de bombeiros “tendo-se optado por substituir equipamentos que já tivessem alcançado o fim de vida útil operacional”. 

Os conjuntos agora entregues, no total, a 10 corpos de bombeiros incluem expansores, tesouras hidráulicas, RAM, estabilizadores de veículos, módulos de fornecimento de energia contínua e baterias de reserva. Os bombeiros da Madalena receberam duas escoras de estabilidade, uma vez que os restantes equipamentos “serão modernizados”. 

Na ilha do Pico, o Secretário Regional visitou as três corporações de Bombeiros e reuniu com as respetivas Direções, para se inteirar da situação de cada uma delas. Clélio Meneses esteve acompanhado pelo Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, General Eduardo Faria.

Pub