Pub

A Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, adiantou hoje que vão ser investidos no próximo ano mais de 650 mil euros nas áreas da ocupação, empreendedorismo e empregabilidade dos jovens, através de programas promovidos pela Direção Regional da Juventude.

Este investimento, que representa cerca de 40% do Plano de Investimento na Juventude em 2023, de mais de 1,5 milhões de euros, vai ser executado em “programas que visam a capacitação e a valorização dos jovens”, como o OTL-J, Estagiar+, Academia Empreendedora – Escola de Líderes e o MOOV, disse.

Maria João Carreiro falava na Escola Básica 2,3/S Bento Rodrigues, em Santa Maria, na sessão de divulgação do MOOV, o programa criado pelo XIII Governo dos Açores para incentivar e apoiar a mobilidade, a ocupação e a orientação vocacional dos jovens, cujo investimento em 2023 vai ascender aos 80 mil euros.

O MOOV, que se destina aos jovens dos 14 aos 30 anos, e cujas candidaturas estão abertas todo o ano, integra três medidas: o MOOV Nemésio Pro, o MOOV 360 e o MOOV Visit Pro, “todas com o propósito comum de proporcionar aos jovens uma experiência socioprofissional fora da sua ilha de residência”, frisou.

Através do MOOV Nemésio Pro é atribuído um apoio financeiro aos alunos do 3.º ano do Ensino Profissional que façam o seu estágio curricular numa empresa ou entidade empregadora de outra ilha que não a ilha de residência ou estudo.

Na mesma linha, o MOOV 360 apoia os jovens que queiram fazer um estágio de curta duração numa outra ilha, “com os benefícios que daí decorrem para a aproximação e abertura das empresas e jovens ao mercado laboral regional”.

Já o MOOV Visit Pro apoia a deslocação de alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico, jovens integrados em IPSS e em projetos de inclusão social para visitas de estudo a Escolas Profissionais “para que possam decidir o seu futuro escolar conhecendo as diferentes opções que existem, entre as quais o Ensino Profissional”, disse.

Pub