A aquisição de um veículo pode se tornar uma grande dor de cabeça, caso o comprador não se atente a alguns detalhes muito importantes. Se você não tem experiência na compra de automóveis, este texto pode te ajudar.
A primeira coisa a se fazer é estabelecer o tipo de carro que deseja, para escolher um modelo que esteja dentro das suas necessidades. Um carro muito compacto não será o ideal para famílias grandes, por exemplo. Assim que tiver definido essa etapa, comece a procurar por carros que estão na categoria desejada e, antes de se decidir pela compra, confira sempre a documentação. Em plataformas online, como a carVertical.com/pt, é possível descobrir se o veículo foi batido, quantos donos teve e se há débitos a serem quitado, como multas de trânsito. O sitereúne mais de 900 bancos de dados internacionais, atualizados regularmente, garantindo maior precisão nas informações. Tudo isso pode ser acessado a um valor muito atrativo, tornando o uso da plataforma uma ferramenta essencial antes de se adquirir um seminovo.
Ao conferir pessoalmente o carro desejado, observe com atenção o exterior dele. Procure por sinais de repintura e texturas na lataria, bem como a presença de pontos de ferrugem.Verifique se todas as portas abrem e fecham com facilidade, inclusive o capô e o porta-malas. Atente-se ao desgaste dos pneus. Inclusive, se eles estiverem muito gastos, é conveniente pedir que o vendedor troque ou ofereça um desconto no valor do carro.
Não se esqueça do funcionamento de itens como faróis, sinal de seta, ar-condicionado, vidros elétricos e travas. Peça ao vendedor para deixar que você observe o motor. Ainda que você não seja um especialista em mecânica, pode facilmente identificar peças que estejam muito gastas ou algum barulho estranho no motor. Ao conferir o funcionamento do veículo, realize um test drive. Não se deixe levar pelo som do rádio ou conversas. Preste atenção ao som que o motor produz quando você acelera, se ele engasga ou demorapara pegar aceleração e identifique se os freios respondem bem. Um item importante a ser inspecionado é o câmbio. Veja se as marchas engatam facilmente ou há alguma resistência. Lembre-se que o conserto do sistema de câmbio é bastante elevado.
Vale a pena analisar a quilometragem do carro e comparar com o estado de conservação dele. Um exemplo de possível fraude no registro da quilometragem é o volante apresentar sinais de desgaste, mas o vendedor afirmar que aquele automóvel rodou muito pouco. Esteja atento ainda para observar se há vazamento de óleo ou água, indicativos de que ocarro precisa de uma manutenção. Aliás, pode-se perguntar ao vendedor a respeito das revisões do veículo, se há notas fiscais que comprovam que aquele bem passou pelas manutenções adequadas.
Todas estas dicas podem evitar que você faça um mal negócio, comprando um carro com problemas. Além dos gastos que uma compra assim pode gerar, um veículo em mal estado é um risco para a sua segurança e de sua família.