“O nosso Ambiente é da responsabilidade de todos nós”

Foram entregues, na passada semana, os prémios relativos ao concurso Eco-freguesia, Freguesia Limpa, um concurso promovido pelo Governo Regional dos Açores.

Este ano a entrega deste galardão aconteceu na ilha do Faial, nomeadamente na freguesia da Conceição, a freguesia que, de acordo com o   Diretor Regional do Ambiente, apresentou o melhor projeto no ano de 2017.

Para o presidente da Câmara Municipal da Horta “estes galardões são o reconhecimento da importância do poder local na promoção do desenvolvimento das comunidades e na formação cívica dos cidadãos”.

José Leonardo Silva destacou ainda o trabalho que é feito pelos órgãos autárquicos das freguesias bem como pela população, “só unindo esforços conseguimos perseguir o objetivo de ter um bom ambiente.”

A Câmara Municipal da Horta tem desenvolvidos várias estratégias relacionadas com a sua política ambiental, sobretudo no que aos resíduos diz respeito.

“A gestão dos resíduos é uma forte preocupação da CMH e deve ser uma preocupação de todos os munícipes. Valorizar os resíduos é fundamental para termos melhor ambiente no Faial”, disse o presidente da Edilidade que salientou o facto deste programa ser altamente reconhecido pelas freguesias, bem como pelos cidadãos e pelas diversas entidades envolvidas na preservação da qualidade ambiental.

O ‘Eco Freguesia’ tem como principal objetivo reconhecer e distinguir os esforços das freguesias e a colaboração das populações na limpeza, remoção e encaminhamento para destino final adequado dos resíduos abandonados em espaços públicos, incluindo as linhas de água e a orla costeira, bem como o desenvolvimento e participação em programas e ações de sensibilização e educação ambiental.