Texto e Fotos: José Araújo
PUB

Numa noite fria, mas com muito calor humano, foi celebrado o 32º aniversário da banda Passos Pesados no Baía dos Anjos nas Portas do Mar.

Os Passos Pesados são uma banda Rock portuguesa, de Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, formada em Junho de 1990 por Toni Pimentel, músico que já trazia experiência de outros projetos musicais e pertencente a uma família onde a música sempre fora uma constante levada muito a sério, não viesse também seu irmão (Paulo Pimentel) a fazer parte da banda. O grupo interpreta temas originais cantados em português, essencialmente da autoria do fundador, que também é o vocalista e guitarrista.

PUB

Um pouco de história da banda

Consta nos registos que a banda foi fundada em 2 de fevereiro de 1991 pelo seu guitarrista e vocalista Tony Pimentel. A formação que se estreou na discoteca “Cheer’s” era constituída por: Toni Pimentel (Voz e Guitarra), Luís Ferreira (Guitarra e vozes), Rui Vitorino (Baixo) e Pedro Andrade (Baterista que dois concertos depois foi substituído por Pedro Vale).

Atualmente é composta por Pedro Botelho na bateria, na guitarra por Pedro Castelo Branco e na guitarra e voz por Tony Pimentel.

Esta banda tem muitos objetivos, que não passam só por fazer concertos, e revivendo um pouco da sua história, dedicou uma música ao Santa Clara, ainda Paulino Pavão era o seu presidente.

Também em 2005 gravou o hino de Berta Cabral da sua campanha eleitoral, ainda neste ano participou na 1ª Maratona de Rock, participou ainda no concerto em maio de 2007, com os Santos e Pecadores, onde comemoraram o os primeiros quinze anos de existência. Participou no programa Café Central da RTP Açores, apresentado por Solange Vieira e Vasco Pernes. Atuou Atuação no Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada na altura do natal de 2007.

No ano passado começou a Levar Música às Escolas, sendo a E.B.I. Canto da Maia uma das que visitaram e tocaram.

O concerto de aniversário do passado sábado

Antes do concerto ter o seu início foram muitos os amigos e familiares que marcaram presença no apoio a este grande impulsionador do rock português só com originais da autoria de Toni Pimentel. Vislumbrei naquele local, Luís Gil Bettencourt natural da Ilha Terceira, músico de renome nos Açores e no mundo que acarinhou muito de perto o Tony Pimentel e a sua banda.

Para abrir este concerto de aniversário, esteve o músico Carlos Fontes, que apresentou um tema original e da sua autoria, que foi muito aplaudido pelos presentes.

Já com a presença da banda em palco liderada pelo Toni Pimentel apresentou como estreia ao vivo do mais recente single, intitulado “Somos Loucos”, que teve boa aceitação de todos aqueles que se deslocaram ao Baía dos Anjos nas Portas do Mar.

Uma surpresa muito apreciada por todos os presentes, foi a presença em palco do Ricardo Pimentel, irmão do Toni, com a incursão do saxofone em algumas músicas exibidas pela banda.

O concerto foi composto pelos temas mais recentes da banda, e por outros temas mais antigos, entre os quais os emblemáticos: Fuel, Margarida, Sou Açoriano, Vida Boa, e aquele apoio à Ucrânia também não faltou e outros mais…

A formação encontra-se já a gravar, aquele que será o “Melhor dos Passos Pesados”, e que de momento ainda não está prevista a data de lançamento.

Uma palavra de apreço ao Baía dos Anjos e toda a sua equipa que ajudam na divulgação da música, mesmo na época de inverno, a todos aqueles que visitam aquele estabelecimento nas Portas do Mar.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Passos_Pesados#%C3%81lbuns

Pub