Pub

A Representação Parlamentar da Iniciativa Liberal dos Açores completou hoje o primeiro dia de visita ao Concelho da Ribeira Grande com uma visita à Freguesia da Maia.

O Deputado Nuno Barata teve um encontro de trabalho durante a manhã com a Junta de Freguesia daquela localidade da costa Norte de São Miguel onde foram abordados temas como as acessibilidades à Maia, Os transportes Públicos, a saúde e questões sociais relacionadas com os programas de apoio aos desempregados.

No que concerne às acessibilidades foi abordada a necessidade de uma alternativa ao atual ramal de acesso por São Braz que se revelou desajustado quando não perigoso.

Foi ainda abordada uma possibilidade de construção de uma variante, junto ao mar, em alternativa às atuais duas escapatórias em caso de emergência.

Pub

Esta é uma obra estruturante que pode criar zonas de crescimento e desenvolvimento urbano a poente do atual núcleo habitacional.

Esta variante, a concretizar-se, nascerá a norte, junto à atual ETAR e ligará esse lugar à estrada regional junto à denominada Ponte da Gorreana.

As grandes preocupações de Nuno Barata foram expostas, no entanto, na visita efetuada ao Posto de Saúde da Maia onde o Deputado Liberal deixou um elogio ao empenho dos profissionais daquele serviço que trabalham em condições pouco adequadas às praticas que desenvolvem em prol dos utentes. O Espaço além de exíguo, tem condições pouco apropriadas para os utentes e profissionais.

“É nesta área que temos que investir mais e melhor”, disse o Deputado Nuno Barata aos profissionais lá presentes e manifestou junto dos responsáveis quer da  Junta de Freguesia quer da  Casa Do Povo toda a sua disponibilidade para, no quadro parlamentar,  envidar os esforços necessários para a reinstalação em edifício contruído de raiz de todo o serviço de assistência na doença que tem estado a funcionar num edifício adaptado que apesar da dignidade que lhe foi conferida não tem as condições necessárias para um serviço daquela natureza. Só o empenho e a resiliência dos colaboradores, administrativos, enfermeiros e médicos tem permitido um serviço com mínimos aceitáveis.

“Esta é uma situação muito micaelense, as pessoas vão resolvendo os problemas do dia-a-dia e enquanto isso, as soluções vão-se adiando. Ao mesmo tempo,  noutras geografias, o nível das reclamações e as exigências já ultrapassam os cuidados básicos. Disse o Deputado Liberal Nuno Barata à saída do Posto de Saúde da Maia e no final de uma reunião com a direção da Casa do Povo daquela freguesia da costa norte da Ilha de São Miguel.

A visita ao concelho da Ribeira Grande prossegue nos próximos dias 8 e 9 do corrente mês.

Pub