Pub

O núncio apostólico em Portugal, Ivo Scapolo, vai estar nos Açores entre 10 e 17 de abril, presidindo às celebrações da Semana Santa na Sé Catedral de Angra do Heroísmo, anunciou o administrador diocesano.

Hélder Fonseca Mendes, numa nota sobre a deslocação de Ivo Scapolo aos Açores, adiantou que o representante da Santa Sé em Portugal, além de presidir às celebrações da Semana Santa em Angra, na ilha Terceira, visitará ainda as ilhas de São Miguel e Faial, “onde se encontrará com fiéis leigos, consagradas, diáconos, presbíteros, instituições religiosas e civis e autoridades regionais”.

“Não só é uma elevada honra para a Igreja Local Angrense poder receber, neste momento peculiar da história da diocese, o representante do santo padre em Portugal, como é uma oportunidade de o atual núncio conhecer melhor a realidade e porção do povo de Deus que vive na Região Autónoma dos Açores”, escreve Hélder Mendes na nota.

O italiano Ivo Scapolo está ao serviço diplomático da Santa Sé desde 1984, tendo exercido missão nas Representações Pontifícias em Angola, Portugal, Estados Unidos da América e na Secção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado de Sua Santidade.

Já foi núncio apostólico na Bolívia (2002-2008), no Ruanda (2008-2011) e no Chile (2011-2019). Está em Portugal desde 2019.

A diocese de Angra está sem bispo desde novembro de 2021, quando o anterior titular da diocese açoriana, João Lavrador, tomou posse com bispo de Viana do Castelo.

Desde então, a diocese tem à frente o cónego Hélder Fonseca Mendes, da Sé de Angra do Heroísmo, como administrador diocesano.

Pub