Um total de nove forças políticas concorre no Pico nas eleições legislativas regionais dos Açores de 25 outubro para tentar obter os quatro lugares de deputado que são eleitos pela ilha.

O PS avança com o jurista e antigo deputado socialista no parlamento regional Miguel Costa como cabeça de lista, enquanto o PSD concorre com o atual deputado regional Marco Costa como número um da lista.

O CDS-PP apresenta a candidatura do empresário Tiago Cardoso, a CDU avança com a enfermeira Daniela Jacobs, o Bloco de Esquerda concorre com o administrativo José Rodrigues Carreira e o PPM aposta em Manuel São João.

Dos partidos que não têm atualmente assento parlamentar, o PAN vai a eleições com a professora Helena Amaral, o Partido da Terra avança com a aposentada Isabela Gomes e o Chega apresenta o nome do professor Joaquim Coelho como cabeça de lista pelo Pico.

Em 2016, nas últimas eleições legislativas dos Açores, o PS venceu as eleições no Pico com 39,5% dos votos, enquanto o PSD ficou em segundo com 37,8%, tendo ambos os partidos eleito dois deputados cada.