Foto: José Araújo (Lance da grande penalidade falhada por Rafael Martins, jogador do Santa Clara)

O Nacional venceu hoje o líder Santa Clara, por 1-0, nos Açores, em jogo da 26.ª jornada da II Liga portuguesa de futebol, aproximando-se dos açorianos e do AVS, segundo classificado.

O Nacional entrou pressionante e adiantou-se no marcador aos 13 minutos, por intermédio de Carlos Daniel, que aproveitou um mau passe de Pedro Ferreira para transportar o esférico e bater o guardião Gabriel Batista.

A turma madeirense esteve perto de marcar pela segunda vez aos 18 minutos, altura em que Witi quase deixou o avançado e companheiro de equipa Chuchu Ramírez na cara do golo. Foi uma boa jogada do moçambicano e, se o passe tivesse saído um pouco mais preciso, o venezuelano tinha todas as condições para aumentar a diferença.

Depois de uma primeira parte em que o Santa Clara foi uma sombra daquilo que já mostrou esta temporada, a turma de Vasco Matos tentou reagir no segundo tempo, mas foram os madeirenses quem ameaçaram pela primeira vez na etapa complementar: Danilovic rematou ligeiramente ao lado após passe de Gustavo da Silva.

O Santa Clara viu a tarefa de chegar ao empate ainda mais difícil após a expulsão de Klismahn aos 72 minutos, por acumulação de cartões amarelos.

Ainda assim, o conjunto orientado por Vasco Matos podia ter igualado o encontro aos 88 minutos, através de um pontapé de penálti no qual Rafael Martins permitiu a defesa a Lucas França.

Já nos descontos, Lucas França, ‘herói’ da turma forasteira, voltou a travar uma tentativa de Ricardinho e ainda tirou o ‘pão da boca’ a Rafael Martins quando este se preparava para finalizar em boa posição.

Com esta vitória, o Nacional continua na terceira posição, em lugar de play-off de subida, com 51 pontos, tendo reduzido para cinco a diferença para o Santa Clara, primeiro, e para o AVS, segundo, ambos com 56.

Jogo no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada

  • Santa Clara – Nacional, 0-1.
  • Ao intervalo: 0-1.

Marcador:

0-1, Carlos Daniel, 13 minutos.

Equipas:

– Santa Clara: Gabriel Batista, Sidney Lima (Rafael Martins, 53), Luís Rocha, Pedro Pacheco, Lucas Soares (Calila, 76), Pedro Ferreira (Adriano 46), Klismahn, Paulo Henrique, Ricardinho, Gabriel Silva (Vinicius, 46) e Alisson Safira (Yannick Semedo, 76).

(Suplentes: Marcos Díaz, Calila, Rafael Sousa, Bruno Almeida, Adriano, Yannick Semedo, MT, Vincícius, Rafael Martins. )

Treinador: Vasco Matos.

– Nacional: Lucas França, João Aurélio, Paulo Vítor, Ulisses (Jordi Pola, 80), José Gomes, André Sousa (José Gomes, 66), Danilovic, Carlos Daniel, Witi, Gustavo Silva (Macedo, 76, e Chuchu Ramírez (Dudu, 66).

(Suplentes: Rui Encarnação, Jordi Pola, Chatri, Macedo, Jota, Sérgio Marakis, André Martins Sousa, Diga e Teodora).

Treinador: Tiago Margarido.

Árbitro: Fábio Veríssimo (AF Leiria).

Ação disciplinar: cartão amarelo para André Sousa (21), Lucas Soares (26), Pedro Pacheco (28), Ulisses (41), Lucas França (45+2), Klismahn (46 e 72), João Aurélio (51), Paulo Vitor (57), Macedo (87), Carlos Daniel (89) e Danilovic (90+2). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Klismahn (72).

Assistência: 3.018 espetadores.