Pub

A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, inaugura sábado, 27 de outubro, pelas 15h00, a exposição “Citius, Altius, Fortius”.

A exposição inclui modelos de computadores pertencentes à Coleção de Ciência e Tecnologia do Museu de Angra do Heroísmo, muitos deles resultado de doações, que eram considerados no seu tempo os melhores existentes no mercado, bem como diversos componentes eletrónicos topo de gama, agora obsoletos.

Com este percurso expositivo, procura-se documentar a escalada tecnológica que atualmente vivemos e da qual as peças apresentadas são testemunhas significativas e privilegiadas, considerando-se que a máxima ‘Altius, Citius, Fortius’, antes aplicada a atletas olímpicos, ilustra atualmente a vertiginosa evolução dos suportes informáticos e a sua igualmente vertiginosa superação por novos modelos.

Na mostra, que ficará patente até 3 de fevereiro, colaboram ainda o artista Paulo Ávila e Sousa e o criativo António Gracias.

Na inauguração será apresentada uma comunicação por José Barros, licenciado em Física pela Universidade do Porto e mestre em Multimédia pela mesma universidade, intitulada ‘Internet: uma “coisa” das muitas “coisas”’, em que serão abordadas a origem e a multiplicidade de potencialidades deste fenómeno que alterou por completo a vida contemporânea, bem com os cuidados inerentes ao seu uso e os problemas de segurança decorrentes da sua utilização.

Pub