Museu Carlos Machado

A Direção Regional da Cultura, através do Museu Carlos Machado, em parceria com o Centro Regional de Apoio ao Artesanato e o Núcleo Museológico dos Fenais da Luz, promove, a 18 de fevereiro, no Núcleo Museológico dos Fenais da Luz, a realização de uma Oficina de Vimes, orientada por Bento Silva.

Esta atividade, que decorrerá entre as 10H30 e as 16H00, destina-se ao público em geral e está limitada a 12 participantes, devendo os interessados efetuar a inscrição prévia através do telefone 296 202 930.

O vime é uma das muitas matérias-primas de origem vegetal que os açorianos usavam para a realização de objetos de uso quotidiano.

Mais recentemente, esta matéria-prima tem sido utilizada na criação de artefactos também decorativos, sendo a arte do vime um ofício quase exclusivamente manual.

Em São Miguel, os principais centros produtores de objetos em vime situam-se nas Furnas, concelho da Povoação, e em Água de Pau, concelho da Lagoa.

O formador Bento Silva produz utensílios em espadana e em vime, dominando também as técnicas de construção de muros em pedra seca.