Museu Carlos Machado promove “Férias de Natal no Museu”

A Direção Regional da Cultura, através do Museu Carlos Machado e do seu Serviço Educativo, promove, a 19 e 21 de dezembro, a realização de atividades inseridas no projeto “Férias de Natal no Museu”.

Estas atividades, destinadas a crianças entre os 6 e os 12 anos, vão decorrer no Núcleo de Santa Bárbara, em Ponta Delgada, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.

As iniciativas são limitadas a 15 participantes e estão sujeitas a marcação prévia, que deve ser feita através do telefone 296 202 930.

Em cada um dos dias serão explorados dois ateliês, que têm como ponto de partida exposições ou peças das coleções do Museu.

Assim, o ateliê “Estufas Imaginárias” tem como ponto de partida a exposição “Interior/Exterior”, que explora estas duas posições sob o prisma do corpo, da casa e da ilha.

No núcleo da ilha, a peça de Gabriela Albergaria mostra-nos uma paisagem de uma estufa, composta por espécies endémicas e invasoras.

Esta peça, associada ao facto de a ilha de São Miguel ter jardins que, durante muito tempo, funcionaram como estufas para plantas exóticas e locais que viajariam para todo o mundo, servirá de inspiração aos participantes para aqui criarem as suas estufas imaginárias.

Por outro lado, a atividade “O teu Presépio numa caixinha”, visa estimular a criatividade dos mais novos a partir de uma tradição secular, os Presépios de Lapinha.

Assim, e partindo da coleção patente no percurso “Memória do Convento”, no Núcleo de Santo André, os participantes construirão o seu presépio numa pequena caixa.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.