PUB

O Núcleo Museológico da Mercearia Central – Casa Tradicional, situado na Praça da República, na vila de Água de Pau, abre portas ao público, numa iniciativa “Museu Aberto”, no próximo dia 5 de novembro, sábado, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30. Trata-se de uma iniciativa do Museu Lagoa – Açores, que permite a todos os interessados visitar os núcleos gratuitamente.

Com esta iniciativa, inserida no âmbito das comemorações dos 500 anos de elevação de Lagoa a vila e a sede de concelho, a Câmara Municipal de Lagoa pretende incentivar a comunidade a visitar e conhecer cada um dos espaços museológicos que integram a rede do Museu de Lagoa-Açores.

PUB

O Núcleo Museológico da Mercearia Central – Casa Tradicional está alojado, na vila de Água de Pau, numa antiga mercearia e espaço habitacional, edifício do século XIX que foi objeto de uma ampliação no século XX. A exposição pretende mostrar a atividade comercial do século passado, através da mercearia (onde as senhoras faziam as suas compras) e da taberna (onde os homens encontravam-se para ler o jornal e ouvir as notícias) ambas localizadas no rés-do-chão. No piso superior são evocadas as vivências domésticas de uma família da pequena burguesia local (José Inácio Vieira Favela e Angelina da Conceição Reis), no espaço que foi a sua habitação, que ocupa o primeiro andar e o sótão.

Pub