Município de Vila Franca do Campo com várias ações programadas para a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

A Câmara Municipal de Vila Franca do Campo irá aderir à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, promovendo, de 18 a 22 de novembro, várias ações no Concelho com a colaboração de escolas e instituições, que visam sensibilizar toda a população para a redução de resíduos e mudança de hábitos que põem em causa o desperdício e a degradação do meio ambiente.

Assim, no dia 18, às 14h30, será desenvolvida a atividade “Beatas no Chão, Não!!”, promovida pelo CDIJ Pedra Segura, que consistirá na recolha de beatas no Largo Bento de Góis.

No dia seguinte, às 10h00, na Cooperativa Agrícola de Santo de Antão, tem início a atividade “Pratique Boas Práticas Agrícolas”, promovida pela EBI de Ponta Garça, com entrega de panfletos de sensibilização sobre boas práticas agrícolas e gestão de resíduos na agropecuária.

No dia 20 de novembro, a partir das 10h20, a EBS Armando Côrtes-Rodrigues promove a distribuição de sacos reutilizáveis no Mercado Municipal e na Rua Teófilo Braga, enquanto às 14h30, será a vez do CDIJ Mosaico promover a atividade “Beatas no Chão, Não!!” com a recolha de beatas a acontecer na Rua Simões de Almeida e no Largo Bento de Góis.

Por sua vez, no dia 21, às 11h30, numa atividade promovida pela Escola Profissional de Vila Franca do Campo, terá início a entrega de panfletos de sensibilização nos estabelecimentos de restauração do Concelho, relativos às boas práticas de sustentabilidade no aproveitamento e gestão de resíduos nestes estabelecimentos.

Finalmente, a 22 de novembro, pelas 11h00, terá lugar a atividade “Sempre a Separar! Sempre a Reciclar”, com a entrega de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos e resíduos têxteis recolhidos na EB/JI Padre Manuel Ernesto Ferreira no ponto eletrão e no contentor de recolha de têxteis existentes no Solmar de Vila Franca do Campo.

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos é uma iniciativa internacional que visa a implementação, durante uma semana, de ações de sensibilização sobre a gestão sustentável dos recursos e dos resíduos, visando a alteração dos comportamentos dos cidadãos europeus relativamente aos seus padrões e hábitos de consumo.

A edição de 2019 da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, tem como foco temático a educação e comunicação para a redução na produção de resíduos.

Em 2019, desafia-se os participantes a educarem a si mesmos e outras pessoas sobre o desperdício e a colocarem esse conhecimento em prática, mudando seus hábitos diários de consumo para reduzir o desperdício.

O lema para este ano será “Mude os seus hábitos. Reduza os seus resíduos”. Chamamos crianças e adultos, cidadãos e empresas, autoridades e organizações não governamentais a agir, mudando os seus hábitos e levando outros a seguirem o seu exemplo.