Fotos e texto: PR
Pub

Após vinte anos do seu falecimento, o Município de Vila do Porto num projeto conjunto que envolveu a Junta de Freguesia de São Pedro, e varias fontes de financiamento, como seja o orçamento municipal e o orçamento participativo municipal, deu o nome de um dos grandes impulsionadores da pratica desportiva na freguesia São Pedro e na ilha de Santa Maria, entre os anos setenta e noventa, Manuel de Freitas Moura.

Figura incontornável do desporto mariense, teve entre outras funções, a atividade de treinador, dirigente e árbitro de futebol, sendo entre outras o fundador e presidente durante varios mandatos do Grupo Desportivo São Pedro. Clube que, já teve a prática de vàrias modalidades, atualmente apenas com o Fustal, modalidade que já arrecadou inúmeros títulos com dezenas de jovens a praticar.

Na manhã deste domingo, foi aberta ao público a “Casa Multifunções Manuel Freitas Moura”, situada no centro da freguesia de São Pedro. Foi restaurada uma mercearia antiga para espaço museológico e criado um espaço TIC, para utilização dos jovens da freguesia,  sendo que o primeiro andar do edifício, foi transformado, para sede social do clube.

Um espaço amplo que dentro de em breve depois de assinado o protocolo com município, servirá de espaço administrativo e social para esta agremiação desportiva da ilha de Santa Maria.

Pub

Na abertura do espaço para além do elenco camarário, a família marcou presença, bem como muitos anónimos, em forma de homenagem a este ilustre mariense, natural da freguesia São Pedro e grande promotor do desporto na ilha de Santa Maria.

Dentro em breve, a freguesia será também dotada dum renovado espaço para a pratica desportiva.

Pub