Pub

Portugal começa a sua viagem no Campeonato do Mundo de 2022, que será a sua sexta campanha consecutiva e oitava em geral, embora nunca tenha superado a classificação alcançada na sua primeira participação num Mundial de Futebol: uma medalha de bronze conquistada em 1966. Todos os adeptos da nossa seleção estão ansiosos para ver os resultados de Portugal em direto.

Portugal espera que as suas aspirações de sucesso no Qatar não sejam desmanteladas tão facilmente como o Estádio 974, o anfitrião deste jogo, que vai ser desmontado depois deste Campeonato do Mundo, embora apenas três vitórias nos seus últimos 13 jogos na fase final de um Campeonato do Mundo mostrem que há pouco espaço para erros (E5, D5).

Selecionador nacional há vários anos, Fernando Santos deverá colocar ênfase na necessidade de um bom início no Grupo H, algo que a sua equipa não conseguiu fazer nas suas três últimas edições do Campeonato do Mundo (E2, D1). Portugal reservou o seu lugar no Qatar com desempenhos impressionantes contra a Turquia (W 3-1) e a Macedónia do Norte (W 2-0) nos play-offs das eliminatórias europeias para o Mundial e o desenvolvimento desse “grande temperamento de jogo” pode ser bem aproveitado desta vez.

Gana ostenta o melhor resultado conjunto de um país africano na história da competição, após a sua participação nos quartos-de-final do Campeonato do Mundo de 2010, e agora faz a sua quarta participação na fase final de um Mundial, depois de não ter participado na edição de 2018. Vão mais uma vez tentar perturbar o caminho das nações teoricamente mais fortes no Grupo H, e tendo passado da fase de grupos em duas das suas três participações nas fases finais, não será boa ideia voltar a apostar contra esta seleção.

Os “Black Stars” podem causar uma perturbação a qualquer adversário, uma vez que demonstraram muita confiança no ataque ao marcar golos em nove dos seus 12 jogos nas fases finais do Campeonato do Mundo. Também aqui terão vingança na sua mente, pois o última desses jogos foi uma derrota por 2-1 contra Portugal, no Campeonato do Mundo de 2014!

Jogadores a observar: Portugal espera que o goleador internacional mais prolífico do mundo, Cristiano Ronaldo, possa pôr o drama do seu clube para trás das costas, uma vez que pretende tornar-se o único jogador de sempre a marcar golos em cinco torneios diferentes do Campeonato do Mundo da FIFA. Entretanto, o influente Jordan Ayew, do Gana, esperará ser o amuleto da sorte da sua nação, tendo perdido apenas uma vez em 14 jogos nos quais marcou pelo seu país (V12, E1).

Hot stat: O mesmo resultado que se registava ao intervalo foi replicado no fim do jogo em 12 dos últimos 15 jogos de Portugal.

Curiosidade do Mundial: Este poderá ser o último Campeonato do Mundo da FIFA onde é utilizado um formato de 32 equipas, uma vez que a competição será alargada a 48 equipas a partir de 2026.

 

Pub