Pub

AÇORES 9 TV EM DIRETO

O Secretário Regional da Saúde lançou hoje, em Angra do Heroísmo, um desafio aos conselhos de administração das unidades de saúde e hospitais dos Açores para que desenvolvam estratégias de proximidade para uma melhor humanização dos serviços.

“A humanização decorre de três áreas de atuação que temos de ter em conta para o futuro. Uma ao nível da gestão, outra ao nível dos recursos humanos e outra ao nível dos utentes”, salientou Rui Luís, que falava no IV Workshop de Boas Práticas em Saúde.

Na sua intervenção, o titular da pasta da Saúde adiantou que estas são conclusões dos resultados preliminares do grupo de trabalho constituído em maio para criar o manual de boas práticas em humanização.

Rui Luís, Secretário Regional da Saúde

“Os utentes são o nosso foco principal e, muitas vezes, no dia-a-dia, na azáfama, nem sempre nos lembramos disso”, afirmou o Secretário Regional, frisando que “essa proximidade tem de ser estendida a todos os níveis”.

Rui Luís destacou ainda a importância de descentralizar este encontro, levando-o anualmente a diferentes ilhas dos Açores, admitindo que possa ser aberto ao público em próximas edições.

O Workshop de Boas Práticas em Saúde, promovido pela Saudaçor, já foi realizado na Povoação, em S. Miguel, nas Lajes do Pico e em Vila do Porto, em Santa Maria.

Trata-se de um evento que pretende promover a partilha de boas práticas entre as unidades de saúde do arquipélago, com vista a melhorar os cuidados prestados aos Açorianos. Rui Luís assegurou que “há boas práticas em todas as Unidades de Saúde de Ilha”, acrescentando que é necessário fazer um esforço para promover “aquilo que fazemos bem, por contraponto àquilo que constantemente nos imputam como fazendo mal”.

Nesse sentido, registou a existência de um bom Serviço Regional de Saúde, com boas infraestruturas e bons profissionais.

“Quando se compara o nosso Serviço Regional de Saúde com a realidade nacional, concluo que estamos a léguas de distância da realidade pública nacional, portanto, temos um excelente Serviço Regional de Saúde”, afirmou Rui Luís.

Pub