Governo dos Açores realiza fórum sobre transição digital em visita a Santa Maria

O Governo dos Açores inicia hoje uma visita estatutária à ilha de Santa Maria, onde vai realizar na terça-feira o 5.º Fórum Autonómico, dedicado ao tema da transição digital, com o consultor Miguel Rebelo de Sousa.

Em comunicado de imprensa, o executivo açoriano (PSD, CDS-PP, PPM) avança que Miguel Rebelo de Sousa, licenciado em Economia e responsável pelo mercado de ‘utilities’ (serviços básicos de água, gás e eletricidade) na empresa Axians Portugal, vai ser o convidado daquele fórum.

“O consultor apresentará uma série de ideias em torno da transição digital e a oportunidade que este momento representa para os Açores”, acrescenta o governo açoriano.

Depois de passar, com outras temáticas, pelas ilhas Graciosa, São Jorge, Pico e Flores, o evento vai decorrer na próxima terça-feira às 20:30 locais (21:30 em Lisboa) na Biblioteca Municipal de Vila do Porto.

Segundo o governo, o Fórum Autonómico “é um espaço de reflexão sobre a autonomia e desafios da mesma em diferentes áreas de intervenção, com impacto direto na sociedade, economia e bem-estar dos cidadãos açorianos”.

Pub

Hoje, no primeiro dia da visita a Santa Maria, o executivo liderado por José Manuel Bolieiro vai reunir-se com o Conselho de Ilha, cuja principal reivindicação é a melhoria das acessibilidades, segundo disse à Lusa a presidente daquele organismo, Dulce Recendes.

Na terça-feira, o Governo Regional vai ter reuniões com os presidentes das juntas de freguesia do concelho de Vila do Porto, com os delegados de ilha dos serviços do Governo e com os deputados regionais eleitos por Santa Maria.

Segundo o Estatuto dos Açores, o Governo Regional tem de visitar cada uma das ilhas do arquipélago pelo menos uma vez por ano, com a obrigação de reunir o Conselho do Governo na ilha visitada.

Pub