Pub

AÇORES 9 TV EM DIRETO

A deputada do PSD/Açores Délia Melo afirmou hoje que a melhoria dos resultados dos alunos açorianos nos exames nacionais “desmente as críticas infundadas” feitas pelo Partido Socialista e destacou o “empenho” de professores e estudantes.

“A melhoria nos resultados dos alunos açorianos é fruto do empenho de todos os que estiveram envolvidos no processo de preparação deste momento de avaliação. O facto de os alunos apenas realizarem exames nacionais das disciplinas exigidas como provas de ingresso ao ensino superior foi também um contributo positivo. As críticas infundadas e apressadas do Partido Socialista não têm razão de ser”, sublinhou.

De acordo com a deputada social-democrata, “a Região conseguiu aproximar-se da média nacional, o que, embora não seja caso para euforias, é muito positivo”.

“Entre 2016 e 2019, a disciplina de Matemática registava sempre média negativa na primeira fase dos exames. Já no mandato do atual Governo dos Açores, a disciplina de Matemática tem registado sempre médias positivas”, frisou.

Segundo a parlamentar social-democrata, “é preciso lembrar que estes resultados também espelham aquelas que são as políticas educativas deste Governo Regional, que já começam a dar frutos e validam a estratégia seguida pela governação na área da Educação”.

A deputada do PSD/Açores ressalvou que “há uma grande preocupação em capacitar os alunos, elevar a condição docente, apostar na dignificação laboral dos assistentes e técnicos de ação educativa, envolver a comunidade e de se dar mais autonomia às unidades orgânicas”.

Délia Melo relembrou, de igual modo, que “há vários documentos basilares na Educação que estão a ser alvo de alteração por via da negociação coletiva e, em consequência da pandemia, houve a implementação de medidas para a recuperação de aprendizagens, desde logo com a colocação de mais professores nas escolas e a redução do número de alunos por turma, para se proporcionar um ensino mais individualizado.”

A deputada social-democrata não tem dúvidas que “alguns resultados estão já à vista”.

“A médio e longo prazo, acreditamos que comprovaremos a nossa tese de que a Educação, nos Açores, está em fase de mudança, com benefícios diretos para a comunidade educativa e, consequentemente, para a comunidade em geral”, disse.

A parlamentar social-democrata acrescentou que “apesar das melhorias registadas, é necessário continuar a trabalhar”, mas recordou que “o resultado de todo o ano escolar não pode ser aferido unicamente com base nas notas obtidas nos exames”.

“O trabalho que se realiza numa escola vai muito além dos resultados dos momentos avaliativos. Há muitas competências sociais e pessoais que são trabalhadas e devem sempre ser valorizadas”, frisou.

Délia Melo concluiu que está “confiante em relação aos resultados que decorrerão das alterações que têm sido operacionalizadas pelo Governo dos Açores na área da Educação”.

Pub