Marta Guerreiro destaca projeto das piscinas da UrbHorta na promoção da eficiência energética

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo salientou hoje, no Faial, que “os Açorianos estão mais despertos para a eficiência energética”, apontando como exemplo as piscinas da UrbHorta.

Marta Guerreiro, que falava após uma visita ao projeto, adiantou que, “para o aquecimento da piscina, serão substituídas duas caldeiras a gasóleo por duas bombas de calor com 80 painéis termodinâmicos incorporados, levando a uma redução da energia primária na ordem dos 37%, e a colocação de painéis fotovoltaicos para autoconsumo, que permitirão que 10% do consumo da infraestrutura seja baseado em fontes limpas”.

“Este é um projeto de eficiência energética em curso nas piscinas municipais da Horta, um verdadeiro exemplo de valorização do papel dos diversos setores na descarbonização da economia por via da energia, que se quer crescente”, afirmou a Secretária Regional, destacando a importância da iniciativa das diferentes entidades açorianas para o efeito.

“Prosseguir as melhores práticas em termos de eficiência energética e gestão de energia, quer através dos comportamentos, quer por via dos sistemas e equipamentos, é uma solução estratégica de poupança de recursos que gera também maior disponibilidade financeira às empresas e instituições açorianas”, frisou Marta Guerreiro.

A titular da pasta da Energia ressalvou que “impulsionar a sua adoção, de modo transversal aos diferentes setores regionais, é também potenciar a economia, a par das claras vantagens associadas à promoção da sustentabilidade ambiental, imprescindível numa Região que se carateriza pela sua natureza”.

Segundo a governante, é neste sentido que o Governo Regional tem vindo a balizar a sua atuação em matéria de energia, “desenvolvendo ações que vão desde a sensibilização, à disponibilização de sistemas de incentivo, e que visam uma otimização do consumo de energia, em estreita colaboração com diversas entidades, empresas e associações empresariais”.