Pub

A Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada enalteceu a população de Santa Bárbara pelo “arrojo e afinco” na defesa dos interesses da freguesia. Maria José Lemos Duarte falava na inauguração da Casa Paroquial, uma aspiração dos habitantes e da comunidade paroquial agora concretizada e apoiada pelo Município.

Segundo a autarca, “a freguesia de Santa Bárbara, ao longo da sua história, têm-se debatido pela qualificação e dinamização social e cultural do seu território, exercitando, deste modo, a responsabilidade comum a todos nós de promover as condições para a coesão de Ponta Delgada”.

A obra ontem inaugurada, para a qual a autarquia contribuiu com a cedência, durante cerca de quatro meses, de dois colaboradores da sua equipa operacional, e com construção de móveis para o interior da Casa Paroquial e da Sacristia, que também beneficiou de uma intervenção, “resultam de uma conjugação de esforços, meios e recursos e são o exemplo da valorização do princípio da complementaridade do esforço cívico e do investimento público, assente na conjugação de vontades e no acerto de prioridades”, explicou a Presidente.

“A Câmara Municipal acompanha-vos na concretização de mais esta pretensão”, afirmou Maria José Lemos Duarte, frisando que “o melhor investimento público municipal que se pode fazer é aquele que estimula as condições para que as freguesias continuem a ser atrativas para quem cá vive e também para aqueles que procuram fixar residência entre nós”.

Pub

Neste pressuposto, e “com vista à manutenção do desenvolvimento em curso da freguesia”, prosseguiu, o Município de Ponta Delgada executou em Santa Bárbara, nos últimos quatros anos, mais de 280 mil euros em obras, como a construção da Sala Polivalente e do Muro de Suporte da Escola EB1/JI de Santa Bárbara; a pavimentação da rua do Alferes e do arruamento em frente à Igreja, entre outras.

A estes investimentos acrescem as transferências anuais para a Junta de Freguesia de Santa Bárbara no montante global de cerca de 216 mil euros, onde se inclui o reforço no ano passado e este ano das verbas transferidas para ampliar a capacidade de resposta e de intervenção local da Junta de Freguesia face à pandemia de Covid-19.

Participaram na inauguração da Casa Paroquial da freguesia, entre outros, o Presidente da Junta de Freguesia de Santa Bárbara, Tomás Vultão; o Pároco da Paróquia de Santa Bárbara, Horácio Dutra; o representante do Governo Regional dos Açores, Luís Freitas; e representantes das forças vivas da freguesia.

Pub