“Marchas populares contribuem para a preservação dos costumes locais”

O presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, representou a autarquia no 10.º aniversário da marcha popular da Ribeirinha, evento que teve lugar no salão da Casa do Povo da localidade e que juntou mais de uma centena de pessoas.

Alexandre Gaudêncio endereçou os parabéns à marcha popular da Ribeirinha e assinalou a efeméride com a oferta de uma placa alusiva à data, assinalando, na ocasião, a importância que as marchas populares apresentam no que à preservação das tradições diz respeito.

“É inquestionável a importância das marchas para a preservação e divulgação dos usos e costumes locais. Neste 10.º aniversário é de realçar a forma como a marcha da Ribeirinha tem sabido dinamizar a freguesia do ponto de vista social e cultural”, referiu.

O autarca vincou também que “a dinâmica que a marcha apresenta tem dignificado o nome da freguesia e do concelho sempre que atua na Ribeira Grande ou noutras ilhas, como é o caso da recente participação nas Sanjoaninas, na ilha Terceira.”

E foi por reconhecer a importância das marchas populares, acrescentou Alexandre Gaudêncio, que a Câmara da Ribeira Grande protocolou com as mesmas um apoio financeiro de 1500 euros para fazer face aos encargos necessários para preparar a presença nas tradicionais marchas de São Pedro.”