Madeira com mais dois casos positivos

A Madeira contabiliza mais dois doentes infetados com covid-19, elevando para 126 os casos no arquipélago, dos quais 100 estão recuperados, revelou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

“Há dois novos casos positivos a reportar, pelo que a região apresenta agora um total cumulativo de 126 casos confirmados de covid-19”, refere o boletim sobre a situação epidemiológica da covid-19 na Região Autónoma da Madeira.

O IASAÚDE acrescenta que “há ainda a reportar a identificação de mais duas situações que se encontram em estudo pelas autoridades de saúde”, tratando-se de dois viajantes identificados na operação de rastreio em curso no aeroporto da Madeira, que foram submetidos a análises laboratoriais no local e que estão sob uma investigação epidemiológica.

Contabilizando até à data 100 casos recuperados na região, são 26 os casos de infeção ativos.

“Os 26 casos ativos consistem em 23 casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e três casos de transmissão local”, esclarece o boletim.

Relativamente ao isolamento dos casos positivos, 23 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, dois encontram-se hospitalizadas em Unidade de Internamento Polivalente dedicada à covid-19 e um em Unidade de Cuidados Intensivos dedicada.

Até ao dia 11 de agosto, foram contabilizadas na Região Autónoma da Madeira 1.585 notificações de casos suspeitos da covid-19, dos quais 1.459 não se confirmaram.

À data, 19.412 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região, com recurso à aplicação ‘MadeiraSafeToDiscover’, das quais 8.150 estão em vigilância ativa.

Relativamente aos testes para despiste de covid-19 realizados na região, até ao fim de terça-feira, no laboratório de Patologia Clínica do Serviço regional de Saúde, foram processadas 55.561 amostras para teste de PCR.

No contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, há a reportar um total cumulativo de 26.485 colheitas para teste à covid-19.