Pub

A candidata do PS à Câmara Municipal da Ribeira Grande apresentou esta quinta-feira a sua proposta para a criação do Programa Aluno Digital, que garantirá a todos os alunos do 1º ciclo da Ribeira Grande acesso a um computador portátil, com opção de compra.

Lurdes Alfinete falava após reunir com os presidentes dos Conselhos Executivos da EBI da Maia, da EBI Ribeira Grande Gaspar Frutuoso, da EBI de Rabo de Peixe e da Escola Secundária da Ribeira Grande, num encontro por si promovido, na Biblioteca Municipal Daniel de Sá, onde ouviu as suas preocupações e necessidades.

A candidata do PS explicou que o Programa Aluno Digital, irá “permitir o acesso a todos os alunos do 1º Ciclo da Ribeira Grande a um computador”, num “processo que será feito mediante o pagamento de uma mensalidade simbólica”.

“Ao fim de dois anos letivos, o equipamento será cedido em definitivo a cada aluno, continuando a ajudar o seu percurso escolar e o desenvolvimento das suas competências digitais”, complementou Lurdes Alfinete.

Pub

A candidata socialista realçou que “esta é uma medida justa e adequada”, uma vez que “garantirá o acesso a computadores desde tenra idade, possibilitando-o mesmo às famílias com menores rendimentos e garantindo que a Câmara Municipal cumpre a sua função de Apoio Social”.

A medida “reuniu a aceitação dos responsáveis de cada unidade orgânica, o que muito nos satisfaz”, acrescentou.

Ao nível dos alunos que já se encontram nos outros ciclos e percursos de ensino, Lurdes Alfinete prevê, de igual forma, a possibilidade de acederem a um computador portátil, num sistema semelhante.

“Usar um computador é permitir a um aluno aceder ao mundo e é dar-lhe ferramentas de futuro desde tenra idade”, frisou Lurdes Alfinete.

No encontro foi ainda abordada a “necessidade absoluta de lutar pela ampliação e pela modernização da Escola Secundária da Ribeira Grande”, que pode e deve ser “valorizada pelo bom serviço que presta à comunidade”, considerou a candidata do PS.

Lurdes Alfinete considerou, igualmente, “importante criar um Programa de Resistência à Violência e às Dependências desde o primeiro ano do 1º Ciclo, em articulação com as Equipas de Saúde Escolar e profissionais especializados, de modo a mostrar que a Ribeira Grande merece mais e melhor”.

“Isto tudo conduz a uma Educação efetiva de Cidadãos, de Jovens e de Futuro”, finalizou a candidata do PS à Câmara Municipal da Ribeira Grande, nas eleições do próximo dia 26 de setembro.

Pub