Luís Represas, AGIR e Matias Damásio nas Festas do Nordeste 2019

O cartaz das Festas do Nordeste 2019 foi apresentado esta tarde, 23 de maio, pelo município do Nordeste, promotor das festividades, as quais decorrem entre 11 e 18 de julho.

AGIR, Luís Represas e Matias Damásio são as bandas que este ano passam pelo Nordeste. O programa arranca na quinta-feira, 11 de julho, com AGIR, seguido de Matias Damásio, na sexta-feira, e Luís Represas no sábado.

O cartaz inclui outras bandas que abrirão os concertos da sexta-feira e do sábado. THE CODE abrem o artista Matias Damásio, e Garotas de Ipanema antecedem o concerto de Luís Represas, no sábado.

Os aristas de dança também voltam ao cartaz do Nordeste, com KAY-X como cabeça de cartaz, na sexta-feira, e DEEPJAY no sábado. SOULSKY e PLAY são outros nomes que estarão pelo palco do Nordeste.

O município procurou contemplar e agradar várias gerações de frequentadores das Festas do Nordeste, indo de bandas mais atuais, como AGIR, a outras mais transversais como é o caso de Luís Represas.

A entrada será gratuita, em recinto fechado e com segurança, tendo o vereador da cultura e deporto do município, Marco Mourão, sublinhado a opção pela entrada gratuita, pelo ano consecutivo, para que todas as famílias do concelho possam usufruir das festas.

O programa festivo volta a contemplar um palco mais pequeno e direcionado para os grupos locais, colocado no Jardim do Municipio.

Haverá também animação de rua nos finais da tarde, e a Foz da Ribeira do Guilherme volta a ter animação para ocupar as tardes do fim-de-semana. O Campo de Futebol e de Voleibol de Praia é outro espaço que este ano oferecerá um programa desportivo e recreativo aos mais jovens.

A câmara municipal sublinhou a importância cultural e religiosa das Festas do Nordeste, que atraem centenas de visitantes ao concelho no mês de julho, sem esquecer a componente económica das festas, sobretudo do setor do alojamento, da restauração e similares que têm nestes dias um movimento muito significativo.

As festividades do Nordeste tentam envolver diretamente algumas entidades culturais, como é o caso da Casa de Trabalho do Nordeste, este ano presente na inspiração gráfica do material promocional das festas, e novamente através da presença da Fabiana Andrade, embaixadora das Festas do Nordeste do ano anterior, e da Marisa Soares como candidata também ao título de Miss Açores no corrente ano.

A apresentação do cartaz de 2019 foi feito ao ar livre, num espaço bonito e muito característico da Vila da Nordeste, a Praça da República.