Livro Pinto Palavras – Poemas de mim e de Ti em Braille lançado a 3 de dezembro no Centro Natália Correia

O livro de poesia “Pinto Palavras – Poemas de mim e de Ti”, escrito em Braille por Ana Isabel D`Arruda, vai ser lançado a 3 de dezembro, às 18h00, no Centro Natália Correia.

O lançamento do livro surge no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinala precisamente a 3 de dezembro. Trata-se de uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos respeitantes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar das pessoas.

Essa data procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspeto da vida política, social, económica e cultural.

Segundo autora do livro, o exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Ação a respeito das pessoas com deficiência, adotado pela Assembleia Geral da ONU em 1982 contribuiu para que a mesma aceitasse “de coração aberto” o convite da ACAPO Açores, para a publicação do livro (edição da autora, com capa da autoria de Jaime Serra).

“Esta será, manifestamente, a minha prenda maior. Pois doei o meu livro a 2 associações: de Ponta Delgada: a ACAPO Açores e a Associação Açoriana da Educação Pela Arte Boneca de Trapos.” – adianta Ana Isabel D`Arruda.

Ainda de acordo com a autora, “aproveitando a oportunidade da comemoração dos 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos – “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade” -, esta publicação do meu livro em Braille vem dar voz a um publico muito especial.”

A sessão será abrilhantada pela leitura e declamação de alguns poemas, dois deles em braille. e ainda pelo acompanhamento musical do grupo MusiK`Alma.