Life+ Terras do Priolo organiza Conferência Internacional a 29 e 30 de abril

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), através do projeto Life+ Terras do Priolo, irá organizar a 29 e 30 de abril uma Conferência Internacional intitulada “Desafios e Estratégias para a conservação em ambientes insulares”. Esta Conferência irá decorrer na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, ilha de São Miguel nos Açores e contará com a presença de diversos especialistas nacionais e internacionais.

O Projeto Life+ Terras do Priolo, teve início em julho de 2013 e tem como principal objetivo a conservação da população mundial de Priolo (Pyrrhula murina) na ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme, a sua área de distribuição mundial, através da implementação de medidas inovadoras de gestão e restauração da floresta Laurissilva, monitorização da biodiversidade, gestão do uso público, sensibilização das populações e promoção da sustentabilidade a longo prazo.

Este projeto está na sua reta final de execução, uma vez que termina em junho de 2019. Assim, a SPEA irá promover uma conferência internacional onde será divulgado todo o trabalho realizado e resultados obtidos ao longo deste projeto mas também o trabalho desenvolvido por outros projetos LIFE a nível europeu.

Estarão representados nesta Conferência Internacional 13 Projetos LIFE de vários países, incluindo Portugal, assim como outras entidades regionais e nacionais. É o caso do projeto Life Vidalia dos Açores, Life+ Pinzón Azul de Gran Canária, o Life PonDerat de Itália, ou o LIFE BIODIV’OM das Regiões Ultraperiféricas francesas. Serão igualmente apresentados projetos de centros de investigação das Universidades dos Açores e de Coimbra, do Governo Regional dos Açores, da Federação EUROPARC, Expolab, Centro Ambiental do Priolo, entre outros.

Ao longo de dois dias serão apresentados diversos painéis com o intuito de abordar os desafios enfrentados na conservação em ambientes insulares, tratando aspetos relevantes, desde o restauro ecológico até a componente socioeconómica, que contribuirão para abrir uma janela para o que se faz a nível de conservação da biodiversidade na Europa, acentuando de uma forma muito especifica as dificuldades enfrentadas na conservação em ilhas.

Destaque igualmente para o Workshop Limpeza e Reabilitação de Rios e Ribeiras com Técnicas de Engenharia Natural que terá lugar durante a tarde do dia 29 de Abril.