Pub

O vereador da Câmara Municipal de Lagoa, Nelson Santos, defendeu que a Lagoa tem sido um exemplo na transição elétrica, especialmente no que concerne à sua mobilidade.

Nelson Santos falava, ontem, durante a apresentação do Azores E-Rallye que decorreu no Edifício dos Paços do Concelho, ocasião em que destacou a dinâmica que o Grupo Desportivo Comercial tem trazido à Lagoa, tornando-a o centro da maior parte das suas atividades, sendo o exemplo mais recente o Azores E-Rallye, uma prova que, para o edil, é o exemplo de sustentabilidade pelo crescimento gradual que tem tido, sendo que este ano integra já um campeonato nacional.

“Temos todas as condições para virmos a ser o destino de excelência também para a realização deste tipo de provas daquilo, até pela nossa matriz de produção de energia elétrica em que uma boa percentagem provém de fontes renováveis”, referiu.

Nelson Santos defendeu ainda que o paradigma da transição energética “será cada vez mais forte e mais intenso”, acreditando que o futuro dos rallyes passará pela componente elétrica, mas que haverá lugar para provas automobilísticas com motores de combustão.

Abordando o papel da Câmara Municipal da Lagoa na transição energética, Nelson Santos referiu também que, desde cedo, a autarquia tem estado alinhada nesse objetivo, dando o exemplo da mobilidade elétrica em que, presentemente, conta com 5 viaturas elétricas na frota do município, da substituição da iluminação dos polidesportivos ou mesmo da autoprodução de energia elétrica no edifício dos paços do concelho.

De referir que a edição deste ano do Azores E-Rallye terá 20 participantes que percorrerão os 207,82 km desta prova de regularidade nos dias 3 e 4 de setembro, num total de quatro secções e 17 provas especiais de classificação, em piso de asfalto e em estrada aberta ao trânsito, com médias a variarem entre os 30 e os 45km/h.

Esta é uma prova destinada exclusivamente a veículos elétricos e que, pela primeira vez, irá integrar Campeonato de Portugal de Novas Energias PRIO.

O Azores E-Rallye resulta de uma organização do Grupo Desportivo Comercial, contando com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa, sendo que todas as informações relativas ao evento poderão ser obtidas através da página do Grupo Desportivo Comercial acessível em https://www.gdc.com.pt/azr-e-rallye/.

Pub