Lagoa recebe Grupo de Cantares Santa Eulália de Vale Maior

No âmbito das comemorações do 6º aniversário de elevação da Lagoa a cidade, o Grupo de Cantares Tradicionais de Santa Cruz irá receber o Grupo de Cantares Santa Eulália de Vale Maior, num intercâmbio que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa.

Desse modo, no dia 27 de abril, os grupos irão atuar na Praça da Republica em Santa Cruz, pelas 21h30 e no dia 28 de abril, pelo mesmo horário, a atuação será na Praça de Nossa Senhora do Rosário. Já dia 29 de abril, ambos atuarão em Água de Pau pelas 17h00.

O Grupo de Cantares Santa Eulália de Vale Maior é uma Associação Cultural e Social, fundada em 2009, por um grupo de pessoas dispostas a não deixar cair no esquecimento as suas tradições culturais.

Faz parte dos objetivos deste grupo, a recolha, preservação e divulgação das tradições culturais, nomeadamente da música tradicional.

O Grupo de Cantares Santa Eulália, uma homenagem ao oráculo de Vale Maior, compõem-se por 35 elementos, que se distribuem pelo coro e pela tocata, fazendo parte destas as concertinas, acordéon, cavaquinhos, viola, bombo, reco-reco e ferrinhos.

O Grupo de Cantares Santa Eulália gravou e editou o seu primeiro CD, intitulado “CantoRio”.

Esta associação tem participado em diversos encontros de música tradicional portuguesa, em ações de solidariedade e IPSSs, por várias regiões do país, tendo como principal objetivo a sensibilização das gerações mais jovens.