Lagoa realizou Workshop de “Cozinha Portuguesa Sustentável” com sucesso

A Câmara Municipal de Lagoa, através do CEFAL– Centro de Educação Ambiental de Lagoa, promoveu, no passado sábado, dia 24 de agosto, na Casa de Povo de Água de Pau, um workshop de Cozinha Portuguesa Sustentável, ministrado por Gualter Rainha, autor do projeto “Cozinha de Sentidos”.

O workshop teve uma dezena de participantes e revelou-se muito produtivo. Além de aprenderem a confecionar pratos vegetarianos e saudáveis, com base na culinária portuguesa, os inscritos puderam tirar várias dúvidas quanto à cozinha sustentável e, no final, provar os pratos confecionados.

O principal objetivo deste workshop foi proporcionar o contato direto com a alimentação vegetariana e sustentável, neste caso, direcionada para a cozinha tradicional portuguesa.

Gualter Rainha começou por apresentar uma bebida fresca e com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. O mentor do projeto “Cozinha de Sentidos” ensinou ainda a preparar uma sobremesa vegetariana, neste caso um leite creme vegetal. Para as entradas, convidou uma das participantes para o ajudar na confeção de um paté de azeitonas pretas com feijão preto e cogumelos à bulhão pato. Como pratos principais, Gualter Rainha escolheu para este workshop, pataniscas de legumes, arroz de tofu e alho francês à brás.

A alimentação sustentável contribui para a segurança alimentar e nutricional, tem baixo impacto ambiental e promove uma vida saudável nas gerações presentes e futuras. Assim, uma alimentação à base da ingestão moderada de produtos de origem animal e que privilegie alimentos de origem vegetal proporciona benefícios ecológicos e para a saúde.

De recordar que, este workshop vem no seguimento de outro workshop de comida vegetariana, organizado pelo CEFAL no ano passado, também na Casa do Povo de Água de Pau e que teve bastante sucesso.