Pub

Após dois anos de Pandemia Covid-19, a Câmara Municipal de Lagoa, através do CEFAL, Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa, em colaboração com diversas instituições regionais e forças vivas do concelho, irá retomar a limpeza da orla costeira e subaquática, no dia 10 de setembro, data do encerramento da época balnear.

A atividade terá lugar entre as 10h00 e as 12h00, com concentração no Porto dos Carneiros, onde a interdição à navegação estará assegurada. Todos os participantes na limpeza terão entrada gratuita no Complexo de Piscinas Naturais da Lagoa nesse dia.

Trata-se de uma ação inserida no plano anual de atividades do CEFAL e no Programa Bandeira Azul, cujo mote, este ano, é “Mergulhe neste desafio”. O objetivo passa por alertar a população para os efeitos nocivos do lixo marinho, identificado como um dos grandes problemas ambientais da atualidade, bem como para a importância do envolvimento da comunidade em iniciativas desta índole.

A limpeza da orla costeira na Lagoa incidirá em três zonas: do Porto dos Carneiros ao Portinho de São Pedro; do Porto dos Carneiros ao Complexo Municipal de Piscinas; e na Baía de Santa Cruz.

Será, ainda, realizada uma limpeza subaquática na zona do Porto dos Carneiros e Complexo de Piscinas, sendo que os participantes devem trazer o seu material de mergulho. Quem não tiver material deverá entrar em contato atempadamente com o Gabinete de Ambiente, através do email ambiente@lagoa-acores.pt.

Pub