Lagoa celebra “Dia Internacional dos Museus”

Este ano, e por forma a contornar a situação causada pela pandemia do Coronavírus, a Câmara Municipal de Lagoa irá comemorar o Dia Internacional dos Museus de forma diferente.

Efetivamente, um documentário sobre o antigo convento franciscano de Santo António, atual sede do Museu de Lagoa-Açores ficará disponível online para todos os interessados.

A peça, com uma duração de cerca de vinte minutos, começa por abordar a importante ação missionária desenvolvida pela Ordem de São Francisco nos Açores, na qual se integra a campanha construtiva das suas casas conventuais em oito ilhas do arquipélago.

Partindo de uma abordagem mais genérica o vídeo analisa, seguidamente, o exemplo do convento de Santo António na Lagoa, informando o espetador sobre a cronologia em que foi erigido, as razões da sua designação e da invocação da igreja, e ainda as condicionantes históricas que determinaram a sua espacialidade.

Este documentário ficará disponível, ao público, no portal e nas Redes Sociais da autarquia, e é o primeiro deste género que a instituição está a preparar, com a intenção de permitir a realização de visitas virtuais a todos os seus núcleos museológicos.

Todos os interessados poderão visionar o vídeo através do seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=KdFiGEmUP_E&feature=youtu.be