Lagoa celebra 7º aniversário de elevação a cidade

A Câmara Municipal de Lagoa comemora o 7º aniversário de elevação a cidade com um diversificado programa de atividades culturais, sociais e desportivas, que decorrerão durante todo o mês de abril.

No feriado de 11 de abril, a Lagoa acordará, assim, com a habitual alvorada e hastear das bandeiras, que conta com a participação das duas filarmónicas da cidade, no edifício dos Paços do Concelho. À noite, pelas 21h00, terá lugar o concerto musical, proporcionado pelo Magma Gospel, na igreja do Convento de Santo António, em Santa Cruz.

No entanto, ao longo do mês de abril, haverá lugar para outras atividades culturais, que visam celebrar esta data, desde logo com a sessão do Inspiral, com o Workshop de Cristovám, em parceria com a Sociedade Filarmónica Estrela D’ Alva, que se realizará a 6 de abril, no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Santa Cruz, pelas 21h00.

No dia 7 de abril, poderá assistir-se a um concerto de Órgão de Tubos e do Coro de Câmara do Coral de São José, pelas 17h00, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

A 18 de abril, será assinalado no Convento dos Franciscanos, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com o projeto “No meu Tempo”, que comporta uma visita guiada ao Convento, espaço onde será também inaugurada a III fase do Núcleo Museológico do Presépio e a Rota dos Bonecreiros da Lagoa, no dia 24. A «Rota dos Bonecreiros da Lagoa» será disponibilizada, nesta fase inicial, na página web do município, para que o público possa aceder a toda a informação dos bonecreiros e aos locais de produção artesanal de arte bonecreira e, posteriormente, na APP multimédia da autarquia, em formato bilingue.

Ainda no dia 24 de abril, será celebrada a Liberdade com o habitual concerto musical do Grupo de Cantares Tradicionais de Santa Cruz, no Cine Teatro Lagoense, Francisco d’ Amaral Almeida. Já no dia 26, o Convento dos Franciscanos acolhe a exposição fotográfica do lagoense Rui Soares.
Para além disso, no dia 29, será inaugurado o projeto “Biblioteca na Rua”, pelas 10h00, junto à Biblioteca Tomaz Borba Vieira, no Convento de Santo António. Trata-se de um novo projeto que pretende desenvolver competências de leitura, criatividade e promoção cultural, centrado nas faixas etárias em idade escolar e na população em geral, no sentido de pautar a vivência numa “cidade inteligente”. Prevê-se a utilização de uma biblioteca móvel, que será instalada em cada uma das cinco freguesias do concelho, ao longo dos cinco dias úteis da semana. Este veículo disponibilizará o empréstimo de livros, requisitados presencialmente, ou através do sistema informático das bibliotecas, bem como periódicos de leitura rápida. Os locais de permanência da biblioteca móvel variarão ao longo do ano, privilegiando as zonas balneares na época estival.

No dia 30 de abril, decorrerá uma sessão de Cidadania e Educação para a Política intitulada “A participação ativa dos jovens na sociedade atual”, que será dinamizada pela Associação dos Amigos do Calhau.

A nível desportivo, serão proporcionadas variadas atividades, com destaque para o Karting Lagoa, que terá lugar no dia 7 de abril, nos arruamentos do Tecnoparque e às 9h00 do dia 14 de abril será a vez do Desafio Vertical O947, com início na Baixa d´Areia, um evento de trail running, de competição e lazer, que levará os atletas a percorrer os trilhos da Lagoa, desde o nível do mar até ao seu ponto mais elevado, o Pico da Barrosa.

É com esta panóplia de iniciativas e atividades que a Lagoa assinalará este marco importante da sua história que é o 7.º aniversário da sua elevação a cidade.