O ultramaratonista Arsénio Santos vai percorrer a ilha de São Miguel, entre os dias 4 e 5 de maio, num percurso de 230 km sem interrupções. O projeto Azores Green Island Run (AGIR) 360, fará uma passagem pelo concelho de Lagoa e terá o apoio da Câmara Municipal.

O objetivo é incentivar a população para a prática da corrida desportiva e para o combate ao sedentarismo. O mote é “se eu consigo correr a volta à ilha, tu consegues dar a volta à tua vida”.

A Casa da Água Trail Point foi o local escolhido para fazer a apresentação deste projeto.

O atleta prevê demorar cerca de 30 horas a fazer todo o percurso em volta da ilha de São Miguel.

A residir na ilha de São Miguel desde Setembro de 2018, Arsénio Santos já realizou uma dezena de provas acima dos 100km, até ao máximo de 300km, tendo sido primeiro classificado na Ultramaratona EstrelAçor (180km).

Pretende, com esta corrida, “alertar para o combate ao sedentarismo pela prática de exercício físico, em contato com a natureza.

Sair de casa com umas sapatilhas calçadas é tudo o que é preciso para termos acesso a uma das modalidades mais praticadas em todo o mundo, a corrida”.

A partida está planeada, no dia 4 de maio, de Ponta Delgada, pelas 7 horas, e a chegada, no dia seguinte, pelas 13 horas, às Portas da Cidade.

Está prevista uma paragem para abastecimento junto ao edifício da Câmara Municipal de Lagoa, pelas 7H50, seguindo até ao Parque de Merendas “Mare Nostrum”, onde pretende chegar pelas 9H20.

O atleta apela a quem se quiser juntar a ele neste percurso, correndo a distância que desejar.

A Câmara Municipal de Lagoa associa-se, assim, ao projeto AGIR 360, na medida em que o concelho oferece condições únicas para esta modalidade, seja pela sua orla marítima ou pelos trilhos na serra de Água de Pau.

De acordo com o vereador da Câmara de Lagoa na área do desporto, Nelson Santos, “não é segredo para ninguém que Lagoa aposta no desporto, do mar até à montanha.

Sempre com a perfeita noção que o desporto é um dos modos mais eficaz para a promoção da saúde e correção de alguns desequilíbrios que, por vezes, existem na nossa sociedade.

Na estrada ou nos trilhos, todos são iguais e partilham das mesmas oportunidades”.

O projeto AGIR 360 representa, assim, “um orgulho para o concelho da Lagoa, dando o mote que se pretende: mostrar aos mais jovens que conseguimos concretizar os nossos sonhos, sejam eles quais forem, através do conhecimento, entreajuda, humildade, respeito, e que é possível alcançar um estilo de vida com melhor qualidade física e mental”, segundo o vereador.