Pub

A Junta de Freguesia de Candelária, promoveu no passado dia 14 de Setembro, o tradicional Convivio dos Emigrantes Candelarenses, que decorreu como habitualmente no restaurante “O Raião”, na Candelária.

Esta iniciativa acontece desde o ano 2014, realizando-se logo a seguir às Festas do Santissimo Sacramento, que trazem sempre até à freguesia, muitos emigrantes. Nos anos 2020 e 2021, não se tendo realizado a Festas, devido à pandemia, não houve este convívio, até porque o numero de emigrantes que viajaram naquele periodo foi praticamente nulo.

O Convivio tem por principal objetivo proporcionar o encontro entre os emigrantes, uma vez que muitos deles já estão há muitos anos sem se encontrarem, por residirem longe uns dos outros e permitir também o conhecimento das Instituições da freguesia e do trabalho que desenvolvem.

É também uma forma de reconhecer e agradecer o contributo dos Emigrantes para com a Freguesia, sobretudo com a Igreja e com as Festas do Santissimo Sacramento, cuja devoção é notável por parte dos habitantes da freguesia e de qualquer emigrante nascido na Candelária.

O Presidente da Junta de Freguesia de Candelária, dirigindo-se à meia centena de emigrantes presentes no convivio, agradeceu o empenho de todos para a realização das Festas e referiu que mesmo longe, sabe que todos os emigrantes teem sempre no coração e na lembrança a sua terra natal, assim como, também os que cá residem, lembram-se todos os dias dos que estão ausentes.

O Pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Candeias, Padre Nuno Maiato, também presente no convivio saudou todos e reforçou a ideia que mesmo longe, os emigrantes continuam a ser parte integrante desta comunidade.

Pub