Jovens de Ponta Delgada participam em cursos de verão da Universidade do Porto

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, recebeu esta tarde os seis jovens de Ponta Delgada que vão participar nos cursos de verão da Universidade do Porto, numa iniciativa da Autarquia.

“Este projeto tem como objetivo promover maturidade intelectual, antecipando o futuro, através de uma experiência universitária”, afirmou o edil, acrescentando que a Universidade Júnior permite, também, “a descoberta de vocações e a familiaridade com o ensino superior”.

Ademais, proporciona uma “experiência fora de casa, apelando à responsabilidade dos jovens” e numa vantagem de cidadania pela autoresponsabilização.

O autarca reiterou a sua aposta em políticas dirigidas para as pessoas, para as famílias e para a comunidade e que privilegiem o futuro. “Este é um exemplo da boa aplicação do investimento  público”, arguiu.

O Presidente congratulou-se com a adesão à iniciativa da Câmara Municipal de Ponta Delgada, que se realiza, com sucesso, pelo terceiro ano consecutivo.

José Manuel Bolieiro felicitou ainda os jovens pelo mérito alcançado: por serem não só bons alunos, mas os melhores.

O edil, que se fez acompanhar pela vereadora da Educação, Cultura e Desenvolvimento Social, Maria José Duarte, e pela responsável da Divisão de Desenvolvimento Social, Margarida Pais, deixou também uma palavra de apreço aos pais e encarregados de educação pela confiança depositada nos jovens e pela sensibilidade demonstrada para a importância da participação em iniciativas do género, que conferem “vantagem competitiva”.

Na ocasião, procedeu-se à entrega das pastas com documentação relevante para a viagem e participação nos programas de verão da Universidade do Porto.

De 22 a 27 de julho, seis alunos de Ponta Delgada (Daniela Rocha, Joana Sebastião, Beatriz Botelho, Rita Lopes, Michelle e Miguel Pereira) e a frequentar as escolas secundárias do concelho (Domingos Rebelo, Laranjeiras e Antero de Quental) vão deslocar-se ao Porto para participar nos cursos de verão da conceituada Universidade do Porto “Liga 112! SOS! Emergência Médica” (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar), “Queres ser jornalista por uma semana?” (Faculdade de Letras), “Imagina!Desenha!Experimenta: o teu olhar sobre o espaço – Nova!” (Faculdade de Arquitetura), “Os materiais – do micromundo ao corpo humano” (Faculdade de Engenharia) e “Na pele de um escultor” (Faculdade de Belas Artes).

A Universidade do Porto, recorde-se, abre mais uma vez as suas portas, no verão de 2018, a mais de 6000 alunos, conferindo-lhes a possibilidade de participar em diversas atividades e projetos de investigação em áreas tão diversificadas como as ciências, as tecnologias, as humanidades, as artes ou o desporto.

A Universidade Júnior (U.Jr.) é o maior programa nacional de iniciação ao ambiente universitário para os estudantes do ensino básico (2.º e 3.º ciclos) e secundário.