Pub

Em declarações à agência Lusa, o também deputado socialista na Assembleia Legislativa Regional considerou que “muito foi feito” nos últimos anos no único concelho da ilha Graciosa, mas salientou que ainda “falta fazer algumas coisas”, como a questão do abastecimento de água, um “problema estrutural”.

“Como é sabido e conhecido, não temos muito conhecimento dos lençóis freáticos da ilha e, por isso, precisamos urgentemente de traçar um plano relativamente àquilo que se vai fazer a médio e a longo prazo”, declarou o bancário de 60 anos.

Devido às suas condições físicas, a ilha Graciosa registou vários períodos de carência de água ao longo da sua história.

“A autarquia não vai poder resolver esses problemas sozinha. Isso é um problema que tem de ser visto, muito bem estudado, discutido e depois implementado”, afirmou o candidato.

Pub

José Ávila avançou com a possibilidade de ser construída uma central de dessalinização, caso essa seja a “última hipótese” encontrada para resolver as limitações de água.

O também deputado no parlamento regional propôs a criação de “pequenas bacias de retenção de água”, apesar de reconhecer os “constrangimentos” físicos da proposta, porque a “ilha é muito baixa” em termos de altitude.

“É preciso ouvir os especialistas e tomar uma decisão coerente e sustentável”, afirmou.

O candidato do PS disse ainda ser “prioritário” fixar população na Graciosa, uma vez que muitos dos jovens que saem da ilha para ingressar no ensino superior “têm dificuldades a regressar e entrar no mercado de trabalho local”.

“É preciso criar emprego jovem. Nós vamos fazer um alojamento de ‘start-ups’ de base tecnológica, no sentido de tentar criar pequenas empresas e também cativar outras empresas do exterior que se queiram instalar cá”, assinalou.

José Ávila disse ainda ser necessário “resolver alguns problemas na rede viária” da ilha.

O candidato foi vereador na Câmara de Santa Cruz da Graciosa e é membro da Assembleia Municipal desde 2009.

Em 2004 foi eleito deputado regional, funções que exerce até hoje.

É sócio fundador da Associação dos Desportos da Ilha Graciosa, da qual ainda é dirigente.

Nas últimas autárquicas, o PSD obteve 46,84% (dois mandatos) e o PS 49,29% (três mandatos) na eleição para o município de Santa Cruz da Graciosa, que é liderado há três mandatos pelo socialista Manuel Avelar Santos.

Além de José Ávila, já é conhecida a candidatura de António Reis (PSD/CDS-PP/PPM) ao concelho de Santa Cruz da Graciosa.

As eleições autárquicas estão marcadas para 26 de setembro.

Pub