PUB
Fotos: José Araújo

Na passada 5ª feira comemorou-se o tradicional dia de amigos nos Açores e Ponta Delgada não faltou nestes festejos. A restauração apresentou muitas ementas para serem degustadas pelos amigos que se reuniram à volta de uma mesa para recordar bons momentos interrompidos durante dois anos pela pandemia.

Ao almoço não pude faltar! Um encontro com bons amigos e antigos colegas de trabalho à volta de uma mesa, para degustar um polvo à lagareiro no restaurante dos Valados. Não faltou a boa atenção dos funcionários e gerência, para com todos os convivas presentes na sala de refeições que esteve lotada.

As ofertas foram muitas e para muitos gostos, para o jantar,com e sem espetáculo após o repasto. Para os que nos visitam, em serviço ou de férias tiveram o prazer de conviver com os “Amigos Açoreanos” na tranquilidade do restaurante do São Miguel Park Hotel, que neste dia recebeu cerca de 150 amigos para o jantar.

PUB

No restaurante deste hotel e na companhia do bom amigo José Raimundo, fomos encontrar o Carlos Sá, pessoa muito conhecida na cidade de Ponta Delgada e proprietário da Londrina, numa mesa com amigos da Madeira, Graciosa, Aveiro, um imigrante dos USA e os coriscos de São Miguel, que não podiam faltar. Pela auscultação dos presentes a ementa foi boa, só que não podia ser muito regada, porque tinham de conduzir, foram prudentes.

Noutra mesa também um grupo de amigos uns no ativo outros já na reforma do Euro Motas, falamos com Arsénio que se mostrou muito compenetrado a saborear um prato bem “amanhado” e mostrou-se muito satisfeito por voltar a confraternizar com amigos e companheiros de longa data.

A nossa noite não terminou e continuamos, mas agora para os lados de São Vicente Ferreira, mais propriamente para o restaurante do Menino Germano. Fui encontrar uma sala com cerca de 50 pessoas que estiveram a degustar uma ementa tipicamente Açoreana. Ementa esta composta por feijão assado, polvo, torresmos de caçoula e iscas de fígado, com saladas diversas, não faltando as sobremesas, com as saborosas malassadas o arroz doce e o bolo de chocolate.

Neste jantar encontrei bons amigos, Travassos árbitro de futebol, os irmãos Moreira de Santa Maria, o Bruno o Luís entre outros, foi um reviver de amizades que perduram no tempo.

Para além deste jantar não podia faltar as tradicionais cantigas ao desafio. Não faltou nestas cantigas o cantador muito conhecido João Luís Mariano, que ainda não recomposto de uma operação marcou presença num desafio com o Vítor Ponte dos Arrifes.

Os duos foram aparecendo e a festa continuou com o Rui Santos – Roberto da Faial da Terra e o Carlos Sousa – José Pimentel, que foram acompanhados na guitarra portuguesa por Carlos Câmara, no violão por Carlos Sousa e Carlos Moniz e na viola da terra por Valter Creador da Ribeira Seca.

Para terminar este Dia de Amigos no menino Germano em São Vicente e em boa harmonia e satisfação, este grupo de cantadores encerraram o jantar com uma desgarrada com todos os presentes.

No final ficou uma mensagem no ar, de até para o ano com muita saúde.

Pub