João Castro foi eleito, esta quinta-feira, Presidente do Grupo Parlamentar do PS na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

No dia da tomada de posse dos deputados ao Parlamento Açoriano, na sequência dos resultados eleitorais das eleições do passado dia 4 de fevereiro, o Grupo Parlamentar do PS (GPPS) reuniu-se e elegeu, por larga maioria, a sua nova Direção, encabeçada por João Castro.

Os socialistas elegeram também, para vice-presidentes do GPPS, Andreia Cardoso, André Franqueira Rodrigues e Joana Pombo Tavares.

João Castro tem 53 anos e é professor, tendo sido eleito pelo círculo eleitoral da ilha do Faial. Possui ampla experiência autárquica e parlamentar, tendo sido Presidente da Câmara Municipal da Horta e assumido, nos últimos anos, as funções de deputado eleito pelos Açores, na Assembleia da República.

Eleita pelo círculo eleitoral da ilha Terceira, Andreia Cardoso tem 48 anos e é economista. Foi Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e Secretária Regional da Solidariedade Social do Governo Regional dos Açores.

André Franqueira Rodrigues tem 46 anos e é jurista, tendo sido eleito pelo círculo eleitoral da ilha de São Miguel. Foi jornalista e tem ampla experiência política, tendo desempenhado funções como Assessor do Gabinete do Presidente do Governo Regional dos Açores e adjunto no Grupo Parlamentar do PS, na Assembleia da República. É, simultaneamente, Secretário Coordenador de ilha do PS/São Miguel.

Joana Pombo Tavares foi eleita pela ilha de Santa Maria. Tem 40 anos e é bióloga marinha. Foi coordenadora da Casa dos Fósseis // Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo e integra o secretariado de ilha do PS/Santa Maria.

O Grupo Parlamentar do PS no Parlamento dos Açores é composto por 23 deputados, eleitos por todas as nove ilhas dos Açores.

PUB