Jantar convívio da 12ª edição da Regata “Azores and Back”

Cerca de 120 pessoas – Skippers e familiares, Funcionários, Colaboradores, Sócios, Convidados e Representantes dos Órgãos de Comunicação Social (OCS) locais – preencheram o Restaurante Solar da Graça, palco do Jantar Convívio da 12ª edição da Regata “Azores and Back”.

Para além do clima de boa disposição, confraternização e amizade latente entre todos os intervenientes, o evento ilustrou, uma vez mais, os laços unificadores e organizativos entre o Clube Naval de Ponta Delgada e o Royal Cornwall Yatch Club, permitindo assim que a regata seja, para além de um momento marcante nas vidas de todos os participantes, uma experiência fantástica de quem recebe e sabe receber.

A AZAB mais do que uma prova de veleiros que saem de Falmouth e atravessam o Atlântico até os Açores, é algo que já faz parte da génese do iatismo açoriano. Muitas histórias já foram relatadas à custa da travessia e muitas ainda serão narradas no futuro. Até apetece e segundo um breve excerto do discurso do Presidente do CNPDL, Pedro Moura no jantar, “que em vez dos 4 que nos separam de mais uma edição, o espaço temporal seja reduzido para apenas 2 anos”.

Entre os vários discursos que marcaram a noite chuvosa, mas amena de domingo, a emoção e a sensação agridoce de quase despedida do Representante do Royal Cornwall Yatch Club, Keith Tullett ficaram bem patentes nas esforçadas, mas sentidas palavras proferidas em português.

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo – Dra. Marta Isabel Vieira Guerreiro, no seu discurso reforçou a ideia de que os Açores são cada vez mais um destino apetecível, sendo a AZAB um meio de divulgação dos nossos costumes, gastronomia e do saber receber.

Para além da Secretária Regional estiveram presentes no evento o Comandante da Zona Marítima dos Açores – Comodoro José Croca Cravinha, o Capitão do Porto de PDL   Diogo Vieira Branco, o Vereador da Câmara de PDL, Dr. Pedro Furtado, em representação da Portos dos Açores o Dr. Nuno Barata e o Coronel Paulo Messias da GNR.

O convívio serviu também para a Entrega dos Prémios por parte do CNPDL, que premiou os primeiros classificados das quatro classes em disputa na regata.

 

 

A largada para a 2ª fase da regata está marcada para o meio dia de, na linha de água abaixo da Moaçor, zona da Pranchinha, permitindo ao público que queira assistir, uma boa visibilidade deste momento marcante do evento.