Pub

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através da Direção Regional da Cultura (DRC), nomeou Iva Matos como Diretora da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, em comissão de serviço, pelo período de três anos.

Isabel Iva M. M. Matos Cogumbreiro Garcia é bibliotecária e documentalista. licenciada em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa em Lisboa, com especialização em Ciências Documentais opção de biblioteca e documentação, e titular de Mestrado de Ciências Económicas e Empresariais, ainda especialização em Economia e Políticas Públicas pela Faculdade de Economia e Gestão da Universidade dos Açores, com dissertação na área da Economia da Cultura sobre o Património Cultural da ilha de São Miguel.

A Diretora, agora nomeada, já desempenhou, até ao presente, as funções de chefe de divisão na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, onde coordenou igualmente o serviço de extensão cultural e o serviço socioeducativo.

A sua experiência profissional na área do património documental e das bibliotecas teve início em 1989, na Biblioteca Universitária João Paulo II em Lisboa. Trabalhou no Centro de Documentação da Secretaria Regional da Economia, em Ponta Delgada, e coordenou bibliotecas escolares durante a sua experiência enquanto professora do 3º ciclo do ensino básico, nas ilhas de São Jorge e de São Miguel.

Foi ainda coordenadora e formadora do curso técnico profissional BAD na Escola Profissional do Sindicato de Escritório e Comércio e lecionou o Curso de Especialização em Ciências Documentais na Universidade dos Açores.

Participa regularmente em ações de formação e workshops na área da gestão pública, da cultura, do património documental, biblioteconomia e promoção da leitura, sendo também autora de artigos da especialidade em publicações científicas e culturais a nível regional, nacional e internacional

Pub