PUB

O Presidente da República aceitou hoje a proposta do primeiro-ministro de substituição de Sara Guerreiro por Isabel Rodrigues no cargo de secretária de Estado da Igualdade e Migrações, refere uma nota da Presidência da República.

Fonte do executivo adiantou à agência Lusa que esta substituição no Governo “ocorre a pedido da própria” Sara Abrantes Guerreiro “e por motivo de doença”.

De acordo com a nota publicada no portal da Presidência da República, a posse da nova secretária de Estado da Igualdade e Migrações; Isabel Rodrigues, terá lugar hoje, “em cerimónia restrita” no Palácio de Belém, pelas 19:00.

PUB

Isabel Rodrigues, que tem 57 anos, é deputada do PS eleita pelo círculo eleitoral dos Açores e está na Assembleia da República desde 2019.

No XXIII Governo Constitucional, o terceiro liderado por António Costa, a secretária de Estado da Igualdade e das Migrações é tutelada pela ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes.

Nas últimas eleições legislativas, em 30 de janeiro, Isabel Rodrigues candidatou-se em terceiro lugar na lista do PS pelo círculo eleitoral dos Açores e teve assim entrada direta como deputada na Assembleia da República.

Isabel Rodrigues desempenhava as funções de coordenadora da bancada socialista na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias e fazia também parte da Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados.

Licenciada em Direito, advogada de profissão, Isabel Rodrigues ingressou na política como assessora do então presidente do governo dos Açores, Carlos César. Desempenhou já as funções de presidente do Comissariado dos Açores para a Infância, foi secretária regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares e deputada na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

Pub