“Investimento no Porto do Corvo é exemplo concreto de coesão colocada ao serviço dos Açorianos”

“Investimento no Porto do Corvo é exemplo concreto de coesão colocada ao serviço dos Açorianos”

 
 
00:00 / 3:48
 
1X
 

O Presidente do Governo inaugurou hoje as obras de requalificação e ampliação do porto da ilha do Corvo, um investimento de cerca de 10 milhões de euros que constitui mais um exemplo da coesão “construída e colocada” ao serviço dos Açorianos e de cada ilha da Região.

“Convém termos a consciência de que a coesão entre as ilhas da nossa Região se faz, também, deste tipo de infraestruturas, de construir e de colocar ao serviço das populações as condições e os instrumentos para que se sintam parte integrante do todo regional”, afirmou Vasco Cordeiro.

No início da visita estatutária ao Corvo, o Presidente do Governo adiantou que esta coesão regional tem, assim, sido concretizada em toda a Região através de investimentos públicos nas mais diversas áreas, como sejam as acessibilidades aéreas e marítimas, a educação e a saúde, entre muitas outras.

“Acreditamos que o desenvolvimento de toda a Região se faz também com a criação de condições em cada uma das parcelas com este objetivo”, frisou Vasco Cordeiro, ao salientar que a realização de investimentos e a implementação de medidas públicas é também uma forma de “concretizar a Autonomia, não apenas de discursos, mas de resultados”.

“Basta imaginar o que seria se não tivéssemos essa capacidade e o poder de atender às realidades de cada uma das nossas ilhas, tomando as decisões de realizar estes investimentos, que se afirmam, muitas vezes, uma opção de coesão, de convergência e de unidade regional”, sublinhou.

As obras de requalificação e ampliação do Porto da Casa incluíram o prolongamento do cais acostável em cerca de 40 metros, o alargamento da plataforma de estacionamento de embarcações em mais 900 m2 e o melhoramento das condições de abrigo e de varagem de embarcações.

Além deste investimento de cerca de 10 milhões de euros, terminou a 15 de março o prazo para apresentação de propostas para a aquisição, pela Portos dos Açores, de uma nova grua para o Porto da Casa, num investimento de cerca de meio milhão de euros.

“É ao serviço da ilha do Corvo e é ao serviço dos Corvinos que está agora este porto, contribuindo, no transporte de mercadorias e de passageiros, assim como na atividade da pesca, para o desenvolvimento desta ilha”, afirmou Vasco Cordeiro.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial