Incêndio atinge catedral de Notre-Dame em Paris, Torre ruiu (vídeo)

Foto: Lino Batista (correspondente Açores 9 em Paris)

Um incêndio deflagrou hoje à tarde na emblemática catedral de Notre-Dame em Paris, situação que poderá estar “potencialmente ligada” aos trabalhos de reabilitação do edifício, segundo os bombeiros da capital francesa.

Vídeo não editado – Lino Batista em Paris (correspondente Açores 9 em Paris)

O incêndio, cuja gravidade ainda está por determinar, atinge a torre mais alta da catedral, o monumento histórico mais visitado da Europa, indicaram os bombeiros locais.

De acordo com o porta-voz da catedral Notre-Dame, o alerta de incêndio foi ativado por volta das 16:50 GMT (17:50 em Lisboa).

Torre da catedral ruiu

A torre de Notre-Dame desmoronou-se devido ao incêndio que está a consumir a catedral no fim da tarde de hoje.

O incêndio começou cerca das 18:50 locais (17:50 em Portugal) e segundo o porta-voz da catedral, André Finot, toda a estrutura da Notre-Dame de Paris está a arder

O incêndio, segundo os bombeiros, terá começado no sótão da catedral, o monumento histórico mais visitado da Europa.

A catedral iniciada no século XII, acrescentada e alterada ao longo dos séculos

A Catedral de Notre-Dame foi edificada em 1163, iniciou a função religiosa em 1182, embora os trabalhos de construção tenham prosseguido até 1345.

Os primeiros arquitetos foram Pierre de Montreuil e Jean de Chelles, mas a catedral, construída na Île de la Cité, continuou a ser acrescentada e alterada, ao gosto das épocas, ao longo dos séculos, para lá de 1345.

Em finais do século XVII, no reinado de Luís XIV, o templo foi alvo de alterações substanciais, com a destruição de alguns vitrais e a introdução de elementos da gramática do barroco.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial