Pub

A Secretária Regional da Saúde inaugurou hoje o Núcleo de Saúde Familiar de São Mateus, em Angra do Heroísmo, uma iniciativa que “reforça os cuidados de proximidade”, uma vez que permite que “1.400 utentes consultem o seu médico de família sem saírem da sua freguesia”.

Teresa Machado Luciano salientou que os Núcleos de Saúde Familiar são um “modelo inovador” de organização da prestação de cuidados e refletem a “aposta do Governo dos Açores nos cuidados de saúde primários”, uma vez que são “a porta de entrada para a promoção da saúde e prevenção nas nove ilhas”.

Na Região existem mais de 100 Núcleos de Saúde Familiar, cuja organização assenta em equipas compostas por médico, enfermeiro e assistente administrativo, que prestam cuidados individuais e familiares, em todo o ciclo de vida, aos seus utentes.

Com o reforço previsto de médicos de Medicina Geral e Familiar, no âmbito do procedimento concursal que foi aberto para a Unidade de Saúde da Ilha Terceira, “todos os utentes da freguesia deverão, em breve, recorrer ao seu médico de família nestas instalações”, adiantou a titular da pasta da Saúde.

A Secretária Regional afirmou também que a retoma da atividade assistencial decorre a bom ritmo, tendo a Unidade de Saúde da Ilha Terceira realizado 93 mil consultas médicas entre janeiro e agosto, mais 6% do que no mesmo período de 2019.

No cômputo geral, as Unidades de Saúde de Ilha dos Açores realizaram, nos primeiros oito meses do ano, 490 mil consultas médicas, mais 20 mil consultas do que no mesmo período do ano passado.

“Estes bons resultados são evidentes nos cuidados hospitalares”, frisou a Secretária Regional, tendo o Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira realizado, em julho, 8.700 consultas, mais 700 do que no mesmo mês de 2019, e 112 cirurgias, mais 12 do que em julho de 2019.

Numa primeira fase, o Núcleo de Saúde Familiar de São Mateus contará com um médico e dois enfermeiros, nos dias úteis, entre as 8H00 e as 16H00.

No próximo ano deverá abrir portas mais um Núcleo de Saúde Familiar, no Centro Comunitário da Terra Chã, em Angra do Heroísmo, com dois gabinetes médicos e dois gabinetes de enfermagem, estando já em curso as obras de adaptação do espaço.

Pub