Pub
Reportagem e fotos de © José Araújo

Seguindo a cronologia dos Santos populares e na freguesia de Santa Clara realizou-se na semana que findou, o Império de São João em que foi mordomo o Diogo Marques um devoto do Espírito Santo daquela localidade.

Foi na passada 5.ª feira que teve o início este Império com a prova da massa e do vinho, acompanhado pelo grupo Dispensa de Rabo de Peixe e dos companheiros da irmandadeque percorreu algumas artérias daquela freguesia. Prova feita e foi servida a carne guisada por todos aqueles que estavam presentes na rua do Carvão. Para animar este serão a dupla Zé e Zézinho alegraram todos os convivas com um vasto reportório musical.

Na 6.ª feira a festa continuou, com a abertura do bazar e a barraca que servia alguns petiscos, cerveja, vinho e laranjadas. O braseiro estava a ser ultimado para a confeção para cerca de 40 quilos de sardinha por uma equipa que foi incansável durante aquela noite. A fila foi longa para todos aqueles que quiseram saborear as sardinhas, que foram acompanhadas de batata cozida e uma fatia de pão de milho não faltando o vinho tinto.

O entretimento nesta noite este a cargo da artista popular, Andreia Macário, que alegrou com músicas para todos os gostos e que todos a acompanhavam com grande satisfação.

Nesta noite foram começaram a ser distribuídas as pensões aos irmãos de fora da freguesia num carro preparado e ornamentado para o evento.

No sábado logo pela manhã foi a continuação da entrega das pensões, mas já na freguesia e as que faltaram entregar na noite anterior. Pelas 18horas houve a abertura do bazar com ofertas dos irmãos de livros e utensílios de decoração e utilitários, tendo o valor das rifas revertido para custear as despesas do império.

Já o relógio marcava as 19H00 e as tradicionais sopas em louvor do Divino Espírito Santo foram distribuídas, conjuntamente com distribuição de vinho, por mais de uma centena de pessoas presentes na rua do Carvão. O serão musical esteve a cargo da dupla Tu & Eu e suas bailarinas que nos alegraram com músicas populares.

No domingo pelas 16H00 foi o culminar do Império com a tradicional coroação acompanhada pelos tocadores, Irmãos do Divino Espírito Santo “Caridade“ de Rabo de Peixe, a presença do presidente da Junta de Freguesia de Santa Clara, António Cabral e outros mordomos e colaboradores.

O Mordomo Diogo Marques teve a gentileza de servir um lanche após a coroação, com sumos e da tradicional cerveja Melo Abreu, por todos aqueles que participaram na coroação nesta linda tarde de sol de domingo.

No final da noite foi feita a tradicional subida do novo mordomo e em seguida o sorteio das Domingas do Espírito Santo.

No dia 10 de julho e na grande coroação do Divino Espírito Santo, organizada pelo munícipe, vão estar representadastodas as freguesias do concelho de Ponta Delgada, num desfile a não  perder.

Pub